Em 2017 a Ubisoft acertou em cheio ao renovar a série Assassin's Creed com diversos elementos de RPG em Origins.

É essa mesma fórmula que volta a brilhar em Odyssey, mas desta vez na Grécia Antiga, em uma história que acontece cerca de 400 anos antes de Origins.

Você é Alexios ou Kassandra, protagonista que escolhe no início da jornada e controla até o fim. Seja quem for, trata-se de um espartano mercenário que tem como avô do personagem o lendário Leônidas de Esparta, que deixou como legado uma ponta de lança quebrada que faz o papel da lâmina oculta - afinal, como essa história acontece antes da ordem dos assassinos ser criada, a icônica arma ainda não existe.

Divulgação/Ubisoft

A mecânica é a mesma de Origins, mas o cenário muito mais rico e variado, com gráficos impressionantes. Em cerca de uma hora de demonstração pudemos explorar as ilhas de Mykonos e Delos, com ambientes que variam de mercados a templos, áreas cheias de vegetação e praias e uma imensa quantidade de estátuas e monumentos.

Toda essa variedade aparece também nas interações com outros personagens, já que agora você pode escolher dentre várias respostas nos diálogos, o que permite conseguir mais informações e até definir os rumos de certas missões.

Por exemplo, joguei como Kassandra em uma missão para ajudar rebeldes a enfrentar soldados locais. Em certo ponto, foi possível escolher uma abordagem mais sorrateira para atacar o acampamento inimigo ou simplesmente ir com tudo, chutando pela porta da frente.

Divulgação/Ubisoft

Aliás, falando em chutes, Odyssey apresenta uma ampla variedade de golpes especiais para usar em combate, incluindo um chutão ao estilo Leônidas, no filme 300, ou também um ataque que remove os escudos dos adversários.

Divulgação/Ubisoft

Odyssey também traz batalhas navais, bem ao estilo de Black Flag e outros episódios da série com aventuras pelos mares. Pela demonstração, não parecia ser algo obrigatório da aventura, apenas mais uma atividade opcional do game.

Já que estamos na Grécia Antiga, nada mais natural do que explorar um pouco da filosofia da época, o que acontece no encontro com Sócrates. Além de passar missões adicionais, ele proporciona diálogos divertidos, questionando a moral do protagonista.

Assassin’s Creed Odyssey chega em 5 de outubro para PlayStation 4, Xbox One e PC.