Final Fantasy 16 será lançado entre junho e setembro de 2023. A informação foi revelada durante o State of Play desta quinta-feira (2) acompanhada de um trailer inédito do jogo. Inclusive, o vídeo apresentado trouxe bastante violência, então, espere por lutas brutais no título. 

LEIA MAIS

Muito mais realista do que os jogos clássicos da franquia, Final Fantasy 16 remete, visualmente, ao que vimos em Final Fantasy 15. Entretanto, o projeto parece muito mais sólido do que aquilo que vimos, de fato, no título de 2016. Desde a primeira prévia, o jogo já indicava o foco nas invocações e na trama política. 

Além das execuções e do sangue, o novo trailer de Final Fantasy 16 impressiona exatamente pelas batalhas entre criaturas gigantes. Vemos Shiva, clássica invocação do gelo, luta contra o Titã, por exemplo. O que indica que não apenas jogadores como também inimigos poderão convocar os monstros enormes para o combate. 

No início do trailer apresentado, aparecem algumas frases que podem ou não estar na versão final do jogo. Confira a seguir: "em um mundo reinado pela tirania e pelo tumulto, existem aqueles que lutariam para recuperar o controle sobre os próprios destinos."

Protagonista de Final Fantasy XVI em meio às chamas.
Reprodução: Square Enix.

Como tantos RPGs tradicionais, os inimigos possuem números acima dos próprios corpos indicando quanto de saúde eles ainda têm. Aliás, Final Fantasy 16 não parece muito preocupado com tornar mais discreta a barra de saúde do jogador, que é imensa e chama bastante atenção na tela.

Quem observar atentamente a barra de saúde do protagonista, aliás, perceberá que existem pequenos ícones que parecem remeter às invocações do jogo. Quando o ícone do que parece ser Shiva está associado ao protagonista, os golpes dele assumem cores que remetem ao gelo. Então, talvez exista um sistema semelhante ao de Final Fantasy VI ou Final Fantasy VIII, quando as invocações eram "equipadas" nos personagens e rendiam golpes específicos. Com a diferença de que agora, no caso, o combate acontece em tempo real.