Anunciado no State of Play de 25 de fevereiro, Final Fantasy VII Remake Intergrade promete diversas melhorias ao jogo original no hardware do PlayStation 5, desde gráficos melhorados, taxa de quadros maior e mais estável e elementos como Modo Fotografia.

Porém, de acordo com Tetsuya Nomura, que trabalhou como codiretor do remake, o verdadeiro potencial do console só deve ser utilizado na sequência do jogo, que levará em conta todas as possibilidades que o hardware e kit de desenvolvimento do PS5 tem a oferecer.

Final Fantasy VII Remake Intergrade será lançado em junho para o PS5, e contará com diversas melhorias de performance e um conteúdo extra inédito estrelado pela personagem Yuffie.

Final Fantasy 7 Remake Intergrade Yuffie
Reprodução /Square Enix

Em entrevista à Famitsu (via VGC), Nomura indica que a equipe de desenvolvimento já encontrou grandes vantagens em trabalhar com o kit de desenvolvimento do PS5 em relação ao do PS4, incluindo os gatilhos adaptáveis do controle DualSense.

Ainda assim, o designer diz essa funcionalidade é apenas parcial, e que Intergrade não utiliza tudo que o hardware do PS5 tem a oferecer, como as tecnologias de áudio 3D e o feedback háptico do DualSense, que utiliza atuadores com bobinas de modulação de voz para definir a intensidade com que o controle vai vibrar. Dessa forma, o suporte aos gatilhos adaptativos é apenas parcial.

As melhorias mais perceptíveis em Intergrade e na atualização da primeira parte da saga de FFVII estão na parte gráfica do jogo. Texturas e sistema de iluminação foram atualizados, elementos de ambientação como neblina é intensidade de partículas também miram em aumentar o “senso de realismo e imersão” segundo Nomura.

Intergrade não deve ganhar uma versão de PS4, mas ainda é uma expansão de Final Fantasy VII Remake e, portanto, utiliza majoritariamente os assests desenvolvidos para a geração anterior, sendo assim apenas a sequência do remake utilizará amplamente tudo que o novo console tem para oferecer.

Final Fantasy VII Remake Parte 2 já está em desenvolvimento, mas ainda não possui data ou janela de lançamento.