EA anunciou que a equipe da BioWare Montreal, responsável por Mass Effect: Andromeda, se unirá ao Motive Studios, o estúdio de Jade Raymonda cocriadora de Assassin's Creed.

O anúncio foi feito inicialmente pelo chefe financeiro da EA, Blake Jorgensen, em uma reunião com acionistas (veja a transcrição do encontro). De acordo com Jorgensen, o estúdio tem cerca de cem pessoas, todas novas dentro da cultura da EA. "E nós trouxemos nosso time da BioWare Montreal para o mesmo local. Agora, todos estão em um estúdio juntos", explicou o executivo.

A decisão vem após uma diminuição significativa na equipe da BioWare Montreal após o fracasso de crítica e vendas de Andromeda. O título foi o primeiro liderado pela equipe de Montreal, que antes havia auxiliado no desenvolvimento da trilogia original de Mass Effect e seus DLCs.

Agora, os remanescentes desta equipe se unem a Raymond, cujo estúdio trabalha atualmente em três projetos: a campanha single-player de Star Wars: Battlefront II, o título de aventura de Star Wars liderado por Amy Hennig na Visceral Games (Battlefield Hardline), e um título inédito.

Já a BioWare agora permanece com dois estúdios: a filial de Austin e a matriz, em Edmonton, que trabalha no RPG de ação Anthem