Em um texto no site Medium, o CTO da Electronic Arts, Ken Moss, revelou que a empresa está trabalhando em um nova e ambiciosa plataforma de desenvolvimento, Project Atlas, que dará a chance a desenvolvedores de criar novas experiências ao unir elementos de motores gráficos, serviços online e inteligência artificial em um sistema de computação por nuvem.

“Como uma indústria, fizemos avanços tecnológicos impressionantes em inteligência artificial, nuvem, computação distribuída, sistemas sociais, e motores gráficos”, escreveu. “Mas porque todas estas tecnologias têm evoluído separadamente, tem sido difícil conceitualizar o que nós poderíamos fazer ao juntá-las. Isso está prestes a mudar. Disruptores tecnológicos — quando unidos de forma complementar — resultará em um desbloqueio profundo para criadores de games.”

Por meio de uma plataforma única, a EA pretende unir sistemas de motores gráficos e interações entre usuários online, utilizando computação em nuvem para acessar a biblioteca de jogos da empresa em qualquer plataforma.

“Estamos desenvolvendo software que utiliza a nuvem para processar remotamente e transmitir jogos multiplayer de sucesso em HD com a menor latência possível, e também trazer ainda mais possibilidades para dinâmica social e jogatina crossplatform”, declara Moss. “Além disso, investimos em jogos por nuvem para permitir personalização ainda maior, até criar um mundo cheio de conteúdo gerado por usuários  — misturando as divisões entre domínios discretos de engines e serviços de games.”

Um fator importante para que o Project Atlas consiga funcionar e expandir, de acordo com Moss, é o uso de inteligência artificial e machine learning para facilitar o processo de desenvolvimento dos desenvolvedores, facilitando o processo criativo e implementação de mecânicas e sistemas a seus jogos.

A criação de conteúdo por parte de usuários também será um fator significativo para Atlas, de acordo com Moss.

“Também vemos que jogador estão querendo um controle criativo ainda maior. Modificando, assisting, criando skins, assistindo — não consigo imaginar a plataforma de games que não esteja, no seu centro, abraçando jogadores que melhoram, criam, e compartilham de maneira profunda”

Moss admite que muitas dos conceitos do Project Atlas já estão disponíveis de alguma forma, mas o objetivo central da EA é unir estes conceitos em um único lugar de forma simples e intuitiva.

Por enquanto, não há previsão de quando o público poderá ver o Project Atlas em ação.