Na conferência da EA Play, a Respawn Entertainment finalmente anunciou seu próximo projeto, Star Wars: Jedi Fallen Order.

... Mais ou menos.

O “anúncio” foi basicamente o cofundador do estúdio, Vince Zampella, comentando alguns elementos do jogo com a apresentadora Andrea Rene enquanto ficam sentados junto ao público.

Sem trailer.

Sem imagem.

Sem nada além do nome e certos elementos, como o fato de que a narrativa se passa entre A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança, que você será um Jedi - e portanto terá sabres de luz -, e deve ser lançado no fim de 2019.

Não bastasse isso, além de conteúdo inspirado pelas Guerras Clônicas em Star Wars: Battlefront II, que também não recebeu trailer algum, a EA não teve muito o que dizer sobre o que deveria ser um de seus maiores - senão o maior - trunfo entre as propriedades intelectuais a sua disposição.

O acordo de uma década de licenciamento com a Disney, feito em 2013, já tem 5 anos e, como já falamos anteriormente, o saldo até agora foi bem decepcionante. Esta conferência, e a falta de novidades reais para jogos da franquia, não melhora esta percepção.

O que nos leva à pergunta: por que a EA não mostra o que tem de Star Wars? Será que a Disney é tão dracônica ao ponto de controlar cada aspecto de cada jogo em desenvolvimento? A EA tem medo da reação do público? Será que a publisher não tem nem confiança no próprio marketing para gerar interesse no jogo?

O pior de tudo é que há talento consagrado nestes projetos: Jedi Fallen Order tem como diretor Stig Asmussem, que chefiou o desenvolvimento de God of War 3; a EA Motive, que trabalha em um projeto ainda não oficialmente anunciado, tem a antiga produtora de Assassin’s Creed Jade Raymond no comando.

Eles até chegaram a aparecer no infame trailer da E3 2016 - ao lado do falecido projeto da Visceral -, falando um pouco sobre cada projeto. Não é possível que, a este ponto, eles não pudessem divulgar nem um teaser ou algo do tipo para saciar a vontade do público.

Dois anos depois, e o anúncio de Jedi Fallen Order foi tão estranho que teria sido melhor - embora ainda muito ruim - nem ter mencionado.

Infelizmente, quem achava que esta E3 seria o ponto de virada em relação aos jogos de Star Wars pela EA vai ter que esperar até 2019.

A E3 2018 acontece de 12 a 14 de junho, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e as conferências pré-E3 já começam no dia 9. O The Enemy faz cobertura completa do evento, com transmissões ao vivo e impressões dos principais games, em texto e vídeo.

O The Enemy também integra o Game Critics Awards, júri que elege os principais games da feira.