Em entrevista à Game Reactor, Hideo Kojima afirmou que Death Stranding começa a ficar mais divertido depois da metade do game. O diretor diz que o começo realmente é bem lento, e que o jogador precisa se acostumar com a proposta do jogo até entender tudo que está acontecendo ao seu redor.

"Não é como Exterminador do Futuro ou Star Wars. Não há explicação ou qualquer coisa do tipo", disse Kojima. "Você se sentirá perdido, mas não se preocupe - você irá se encaixar naturalmente. O sistema é explicado".

Seguindo suas analogias com filmes, Kojima diz que Death Stranding é mais parecido com Alien, "onde você vai descobrindo gradualmente sobre o que é aquele mundo, o que você pode e não pode fazer".

"Talvez ele fique bem divertido quando você completa cinquenta por cento do game. O jogador, como em shooters e em outros gêneros, entram no jogo com uma regra conhecida e você acha que sabe sobre o que é o jogo. Eu não queria ter esse sentimento", disse Kojima, reforçando que Death Stranding terá um gênero completamente novo no mundo dos games.

"Todos devem começar do início. Não saber como pegar e começar a jogar o jogo. O que eu mostrei deixa vocês confusos, mas tudo faz sentido quando você joga", complementa o diretor.

Ele finaliza dizendo que tudo é responsabilidade do jogador dentro de Death Stranding, desde escolher a maneira para se subir uma montanha a ressuscitar depois de morrer: a alma do jogador precisará encontrar seu corpo dentro do "vazio" para voltar à vida.

Death Stranding chega no dia 8 de novembro para PlayStation 4.