No último trimestre de 2019, o PlayStation 4 vendeu cerca de 6,1 milhões de unidades para varejo, que embora representem bons números mostram uma queda significativa em relação ao mesmo período do ano passado, quando o console chegou a 8,1 milhões de vendas.

A tendência de queda de vendas já havia começado desde o fim de 2016, mas aumentou significativamente no último trimestre.

De acordo com o analista de mercado Daniel Ahmad, os números se comparam aos 6,4 milhões do último trimestre de 2014, quando o console estava em seu primeiro ano, o que representa o fim de seu ciclo de vida.

Além disso, vendas de software para a plataforma também sofreram queda, de 87,2 milhões no fim de 2018 para 81,1 milhões no mesmo período de 2019. Vendas digitais, porém, cresceram de 37% para 49% do total de compras.

A arrecadação no trimestre foi de 632 bilhões de ienes (cerca de R$ 24,53 bilhões), 20% abaixo em relação à mesma época de 2018, por baixas vendas de hardware, software de third parties, e mudanças de valor cambial.

A queda faz sentido considerando tanto a longevidade do PlayStation 4, que está em seu sexto ano de mercado, quanto principalmente ao fato de que seu sucessor, o PlayStation 5, já tem previsão de lançamento programada para o fim de 2020.

Durante a conferência com investidores, porém, a Sony não deu novas informações sobre o console da próxima geração.