Ex-diretor criativo da Ubisoft que deixou a produtora após ser alvo de uma série de acusações de assédio, Serge Hascoët foi responsável pelo cancelamento de um jogo inspirado na lenda do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda liderado por Mike Laidlaw, criador de Dragon Age, aponta uma reportagem da Bloomberg publicada nesta terça-feira (28).

Segundo atuais e ex-funcionários da produtora, o projeto foi cancelado por conta de interferências de Hascoët, que não gostava do gênero de fantasia e que estabeleceu que se o time fosse trabalhar no jogo ele teria que ser "melhor que Tolkien" – em referência a J. R. R. Tolkien, autor dos livros da série O Senhor dos Anéis.

De acordo com a publicação, Laidlaw foi contratado pela Ubisoft em 2018 para trabalhar em um RPG de codinome "Avalon". O jogo seria desenvolvido pelo time de Assassin's Creed Odyssey, na Ubisoft Québec, e seria um projeto de grande escala inspirado na lenda Arturiana.

Desenvolvedores envolvidos no projeto afirmaram à Bloomberg que o projeto estava "progredindo bem" e que o jogo traria algumas funções como multiplayer cooperativo similar ao da série Monster Hunter, da Capcom.

Hascoët, no entanto, não aprovava a ambientação do jogo e teria tentado interferir no projeto. A equipe teria ainda tentado modificar a ideia original do jogo para baseá-la na mitologia grega ou até em uma cenário de ficção científica, mas as ideias foram descartadas pelo executivo.

O projeto Avalon acabou cancelado no segundo semestre do ano passado. Laidlaw deixou a Ubisoft em janeiro de 2019.

O anúncio do desligamento de Serge Hascoêt da Ubisoft veio à tona no último dia 10 de julho, quando a empresa confirmou que o diretor, além de Yannis Mallat, também da diretor de estúdios canadenses da Ubisoft, e Cécile Cornet, chefe global de recursos humanos, deixariam seus cargos.

As mudanças aconteceram um dia após a publicação de reportagem do jornal francês Liberatión, sobre uma cultura de casos de assédio na publisher. A reportagem aponta Hascoêt como um dos principais acusados internamente por outros funcionários da empresa.