Um dos temas mais debatidos da atualidade quando o assunto é desenvolvimento de games, o crunch também fez parte do processo de produção de Star Wars Jedi: Fallen Order – só recentemente concluído pela Respawn Entertainment.

Em entrevista ao Eurogamer, no entanto, Stig Asmussen, diretor do jogo, afirmou que a empresa colocou em prática uma política de crunch não-obrigatório e voluntário para combater os problemas relacionados à prática.

"Projetos nos quais trabalhei no passado tinham crunches obrigatórios - basicamente todos diziam 'você precisa trabalhar essas horas', e percebemos que essa não era uma abordagem justa e sustentável. Deixamos isso para a equipe - é como 'todo mundo, eu acho, carrega suas próprias responsabilidades e suas próprias tarefas, e as leva muito a sério. Então, por que tratar as pessoas como crianças e dizer que você precisa estar aqui em um determinado momento?'", explicou.

"Então, se você vai estar aqui fazendo essas horas extras, a escolha é sua. Nós vamos apoiá-lo e garantir que você tenha comida, não vamos dizer que há certas horas em que estamos fazendo crunch. Você pode fazer sua própria programação, e os leads se comprometeram a fazer um esforço extra e horas extras, além de mostrar que estamos juntos nisso", comentou.

Ainda segundo o diretor, a política da empresa é séria em relação a evitar o esgotamento de seus funcionários, ao ponto dele próprio ter dito a pessoas que elas fossem para casa.

"Na Respawn, é realmente importante que entendamos que sua vida fora do trabalho é muito mais importante do que o que você está fazendo no escritório e tentamos respeitar isso", afirmou.

Star Wars Jedi: Fallen Order será lançado em 15 de novembro para PlayStation 4, Xbox One e PC.

  • Lançamento

    15.11.2019

  • Publicadora

    Electronic Arts

  • Desenvolvedora

    Respawn Entertainment

  • Gênero

    Tiro

  • Plataformas

    PlayStation 4 Xbox One PC