Escutar trilhas sonoras de videogames hoje em dia requer uma dinâmica bem simples: basta abrir o YouTube e digitar o nome do jogo desejado, seguido das palavras “músicas”, “temas”, “OST” (de original soundtrack) ou qualquer outro termo relacionado.

Todavia, quem frequenta a internet há mais tempo sabe que nem sempre foi tão prático assim. Antigamente, era preciso que os apreciadores de trilhas sonoras apelassem para formas ilegais a fim de encontrarem suas músicas de videogame favoritas.

Felizmente, a tecnologia avançou o suficiente para permitir a criação de serviços de streamings de música, garantindo fácil acesso a inúmeros álbuns de incontáveis artistas. Tudo isso apenas assinando mensal ou anualmente a plataforma de preferência. Logo em seguida, é só começar a curtir quase que instantaneamente as músicas disponíveis no catálogo.

Atualmente, as bibliotecas dos serviços de streaming disponíveis são bastante recheadas, mas ainda existem alguns nichos musicais que precisam de mais atenção; como é o caso de gêneros como o yé-yé, twee pop, city pop, electropop coreano, future funk e, claro, trilhas sonoras de videogames - dentre outros.

Capcom/Reprodução

Curiosamente, desde o início de 2019 o Spotify vem adicionando cada vez mais álbuns de games em seu catálogo. A Capcom, por exemplo, despejou boa parte de seu repertório na biblioteca, com inúmeras trilhas de seus maiores sucessos: Mega Man, Monster Hunter, Street Fighter, Resident Evil, Devil May Cry e mais alguns outros.

Então foi a vez da Konami colocar boa parte das trilhas sonoras de Castlevania e de Metal Gear Solid; e por fim, a Square Enix adicionou incontáveis álbuns de Final Fantasy à biblioteca, além de ter lançado recentemente as trilhas de Chrono Trigger e Chrono Cross também.

Outras empresas como a Sega, SNK, Rockstar Games e Blizzard também já colaboraram para preencher mais os serviços de streaming de música com trilhas de jogos. Considerando tudo isso, é seguro afirmar que as plataformas digitais de música vêm se tornando o melhor lugar para escutar trilhas sonoras de videogame; em especial o Spotify.

Aos poucos, o catálogo está se preenchendo cada vez mais com álbuns de músicas de jogos. O The Enemy ainda tentou conversar com o Spotify e com algumas produtoras (Capcom, Konami e Square Enix mais especificamente), para saber como está sendo feito esse processo de transição.

As produtoras japonesas eram o foco das tentativas de abordagem; afinal, o mercado fonográfico do Japão ainda segue firme e forte na produção e consumo de mídias físicas de música - isto é, discos de vinil, CDs e DVDs de shows, dentre outros.

Square Enix/Reprodução

Infelizmente, nenhuma delas compartilhou dados para a pesquisa. Ainda assim, é notória a mudança gradativa que a biblioteca tem tido, aumentando cada dia mais seu repertório. Por isso mesmo, eis uma playlist especial.

Abaixo, você confere uma curadoria de músicas de videogame relacionadas ao que aconteceu de mais relevante durante a última semana, no mundo dos games: o aniversário da Nintendo, revelação da data de lançamento de The Last of Us: Part II, lançamentos de FIFA 20 e Code Vein, dentre outros.

Você perceberá que as músicas da Nintendo não são gravações oficiais, mas sim, versões feitas por fãs. Isso porque a empresa parece que ainda não abraçou os ventos da mudança e, atualmente, nenhuma composição original da Big N está no catálogo.

O fandom musical da indústria de games é, felizmente, quase uma força da natureza e suas criações acabam sendo adicionadas ao catálogo dos serviços de streaming de música.

Mas esse assunto fica para outro dia. Agora é hora de apreciar a playlist. Curta e relaxe:

Seguido do medley de aniversário da Nintendo, a faixa "Que Calor" contempla FIFA 20 e a seguinte prestigia a franquia Star Wars, já que Jedi: Fallen Order ganhou um novo trailer na última semana. As duas canções do Apocalyptica por sua vez são referências a Death Stranding que também ganhou novidades.

Na sequência, uma curta seleção dedicada à belíssima composição de Gustavo Santaolalla para The Last of Us e, depois, alguns temas de Dragon Quest em comemoração ao lançamento de Dragon Quest XI no Switch.

Como a história de Dragon Age continuará nos quadrinhos, nada mais justo do que contemplar a trilha de Trevor Morris para Inquisition, assim como uma composição de fã feita para Minecraft.

Por fim, a música "Begin Again" de Sayonara Wild Hearts colore a playlist, que termina com a canção "Underworld" da banda VAMPS, tema de abertura de Code Vein.