Lançados em agosto deste ano para consoles e PC, os remasters em alta definição de Shenmue I & II não eram os projetos originais para a atualização da franquia para a atual geração, revelou um novo vídeo da Digital Foundry publicado nesta segunda-feira (15).

Como mostram as imagens divulgadas pela publicação, a Sega originalmente trabalhava em um remake completo dos títulos, incluindo novos efeitos de sombreamento, novas texturas em alta resolução e geometria 3D para objetos dos cenários.

NPCs também receberiam melhorias de design e geometria. Veja o comparativo entre o projeto cancelado e o remaster HD de Shenmue no vídeo acima.

Vale destacar que, como o projeto foi abortado, nem todas novas texturas e elementos de cenário aparecem atualizadas nas imagens reveladas – o que significa que o visual final do remake poderia ser ainda melhor.

De acordo com a publicação, a produção dos remakes completos também era de responsabilidade da d3t, desenvolvedora britânica que acabou realizando os remasters HD dos dois jogo.

Detalhes sobre o motivo por trás do cancelamento são "obscuros", mas teriam envolvido restrições orçamentárias, atrasos no desenvolvimento e preocupações com mudanças que seriam feitas aos assets originais dos jogos.

Com o cancelamento, o time acabou focando apenas no remaster, que trouxe boas melhorias para ambos os jogos da série, mas é uma iniciativa bem menos ambiciosa do que a originalmente prevista.

A Sega ainda não se posicionou oficialmente sobre o tema.