Ex-capitão da seleção inglesa e veterano do Manchester United, Rio Ferdinand está em campanha para que pais limitem os gastos e tempo de seus filhos com jogos de videogame.

Apelidada de "Get Smart About PLAY", algo como "fique esperto com o jogo" em inglês, a campanha tem a conscientização de pais e responsáveis como principal objetivo.

"[A campanha PLAY] tem como objetivo incentivar mais pais e responsáveis ​​a usar ferramentas que gerenciam o tempo de tela e compras em jogos em consoles de videogame", esclarece um vídeo da iniciativa postada no YouTube. Veja acima.

A sigla "PLAY" também traz um significado por trás de cada letra: P para "play with your kids' (jogue com seus filhos), L para "learn about family controls (aprenda sobre controles parentais), A para 'asking what the child thinks’ (pergunte o que seu filho acha) e Y para 'you're in charge' (você está no comando).

A campanha surge em um momento em que os modelos de monetização da indústria dos games são questionados por organizações civis e até por governos – loot boxes, inclusive, chegaram a ser considerados jogos de azar em algumas geografias.

Em maio, a Organização Mundial da Saúde também incluiu o vício em games na sua lista de doenças, dando mais força ao debate sobre controle parental do tempo que jovens passam na frente dos consoles.