Anunciado em outubro durante a edição especial da Riot PLS, o shooter Project A finalmente ganhou novas informações, graças a uma série de figuras do mundo dos esports que tiveram chance de conferir o título a convite da Riot Games.

Em particular, HenryG, comentarista e ex-jogador profissional de CS:GO - que, curiosamente, fez parte do primeiro teste do shooter da Valve -, deu um panorama e impressões sobre o game, trançando paralelos principalmente com Counter-Strike, mas também com games ao estilo de Overwatch e Apex Legends.

"Primeiro de tudo, em sua essência, Project A é um jogo de tiro tático de 5 contra 5 em rodadas (mais similar com CS:GO como uma análise de comparação rasa via Twitter), com os melhores (e levemente diluídos) elementos de FPS de classe/herói como Overwatch e Apex Legends, por exemplo."

O comentarista indicou o que o modo testado tinha semelhanças significativas com a estrutura de Counter-Strike, em particular com uma mudança entre ataque e defesa na metade da partida e dois pontos de plantar bombas.

As particularidades, de acordo com ele, vem em relação às classes e habilidades implementadas pela Riot.

"Na minha opinião, as classes citadas anteriormente e suas 'habilidades' únicas devem ser vistas como uma utilidade tática ao invés de um feitiço/ultimate potencialmente superpoderoso que outros jogos do tipo sofrem", comentou. "Falando em geral, 'habilidades' devem ser primariamente compradas no começo de cada rodada ao invés de adquirida com o tempo, com a mesma reserva econômica das armas."

HenryG elogia bastante o gameplay de Project A, em especial as mecânicas envolvendo armas e como o sistema econômico pode ser usado de forma estratégica, podendo arriscar não gastar em armas para investir em habilidades e vice-versa.

"Você pode se divertir bastante jogando sem ter que depender *muito* nas habilidades para te ajudarem no seu jogo", opinou. "Dito isso, não há nada mais satisfatório do que soltar um combo de habilidades de movimento que isolam seus oponentes para dar espaço antes de puxar o gatilho para o golpe final."

Por fim, Henry G não pode ser mais claro:

"Project A é o melhor jogo que joguei desde CS:GO"

Brasileiros no teste

Entre as figuras convidadas para testar o shooter da Riot, tivemos a presença de três brasileiros bastante conhecidos por fãs de CS e League of Legends: Gaulês, Tecnosh e Fly, que deram opiniões breves sobre o jogo.

Project A ainda não tem uma previsão de lançamento ou mesmo um nome oficial.