Desde o início da Temporada X de Fortnite, uma reclamação constante entre uma parte significativa da comunidade foi B.R.U.T.O., o mech especial implementado como uma das novidades para o jogo.

Jogadores reclamavam que, devido a seu enorme poder de fogo e resistência, o mech era virtualmente indestrutível, independente do nível de habilidade dos seus oponentes.

Agora, apesar de defender a implementação do veículo e até a criação de uma granada especial capaz de destruí-lo, a Epic Games finalmente decidiu "nerfar" o B.R.U.T.O.

Na mais nova atualização do jogo, a empresa detalha uma série de alterações ao mech, reduzindo sua capacidade máxima de mísseis de 10 para 6, e seu ritmo de tiro diminuiu em 56%. O raio de explosão dos foguetes, por sua vez, agora é 42% menor do que inicialmente.

O cooldown da aceleração do B.R.U.T.O. aumentou de 3 para 5 segundos, e agora materiais de construção não serão adquiridos automaticamente ao derrubar algum lugar no mapa.

Além disso, a porcentagem de aparição dos mechs a cada nova tempestade foi reduzida em todos os modos de jogo, sendo possível até que nenhum deles apareça durante as partidas.

"Anteriormente, os estágios iniciais de uma partida tinham a garantia de um número mínimo de B.R.U.T.O.s", diz a mensagem da Epic. "Gostaríamos de providenciar um pouco mais de variedade à experiência para que partidas não sempre aconteçam da mesma forma. A média geral do número de B.R.U.T.O.s por jogo foi levemente reduzida."

Por outro lado, a saúde do mech subiu de 1000 para 1250, enquanto os custos do escudo para o artilheiro caíram de 200 para 75.