Mike Laidlaw, ex-diretor criativo da série Dragon Age, revelou na última segunda-feira (23) a fundação da Yellow Brick Games, nova produtora formada por ele e por veteranos da Ubisoft, BioWare, EA e Activision Blizzard.

Localizado na cidade de Québec, no Canadá, o estúdio terá Laidlaw como diretor criativo. Thomas Giroux será o CEO; Jeff Skalski, o COO; e Frédéric St-Laurent B, o diretor de jogos do estúdio.

Segundo a Gamesindustry.biz, o primeiro projeto original já está em desenvolvimento junto a um time de 15 pessoas.

Em entrevista à publicação, Giroux afirma que a produtora deverá priorizar uma abordagem de "retorno às origens" do desenvolvimento de jogos, focada no "prazer de criar novas experiências de jogo" fora da estrutura de grandes jogos AAA.

Antes de se juntar à Yellow Brick Games, Mike Laidlaw teve uma passagem de cerca de um ano pela Ubisoft Québec após sua saída da BioWare.

Uma reportagem da Bloomberg de julho deste ano revelou que Serge Hascoët, ex-diretor criativo da Ubisoft que recebeu uma série de acusações de assédio, teria sido o responsável pelo cancelamento do projeto em que Laidlaw estava envolvido, um jogo inspirado na lenda do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda.

Antes de sua breve passagem na Ubisoft Québec, Laidlaw trabalhou por 14 anos na BioWare. Na produtora, o desenvolvedor atuou em Jade Empire e, depois, como designer-chefe de Dragon Age: Origins e Dragon Age II até se tornar o diretor criativo da franquia em Dragon Age: Inquisition.