A próxima empresa a desafiar o monopólio do Steam é a Epic Games. A desenvolvedora de Fortnite anunciou sua própria loja virtual de games para PC. O principal diferencial da Epic Games Store será o valor de retorno dos desenvolvedores: 88% do valor adquirido será direcionado aos criadores dos respectivos games.

Em comparação com o Steam, os números impressionam. A plataforma da Valve atualmente fica com 30% acima dos ganhos com transações, e a Epic Games pretende reduzir essa porcentagem para 12%. No caso de games feitos pelo motor Unreal Engine 4, o Steam ainda tem uma taxa adicional de 5%; a Epic, proprietária do motor gráfico, irá zerar esse custo extra.

Além na mudança de valores, a Epic pretende criar uma proximidade maior entre desenvolvedores e gamers com a sua loja. "Desenvolvedores controlarão a página de seus produtos, livre de propagandas de jogos concorrentes. Eles poderão entrar em contato com compradores de seus games pelo Feed de Notícias e, se o consumidor permitir, por e-mail", disse Tim Sweeney, fundador da Epic, à Eurogamer.

"Criadores ajudarão desenvolvedores a alcançar os gamers de uma maneira divertida, por isso, os jogos não serão limitados à página de compra ou seu lugar no ranking de vendas", completou.

Ainda não há uma lista de jogos anunciados para a plataforma. É de se esperar que Fortnite, principal jogo da empresa no momento, seja um dos carros-chefe do serviço.

Curiosamente, Sweeney não afastou a possibilidade do concorrente PlayerUnknown's Battlegrounds fazer parte do catálogo: "Ficaríamos muito honrados em contar com PUBG na nossa loja, mas não há nenhum acordo ainda".

Com data de lançamento não definida, a loja virtual chega em breve, e se junta a tantas outras competidoras que a Valve está enfrentando: Battle.net da Blizzard, uPlay da Ubisoft e Origin da EA são apenas alguns dos nomes