Hidetaka Miyazaki, o lendário diretor por trás de jogos como Elden Ring e tantos outros da From Software, confessou, recentemente, que, embora ele tente tornar morrer algo divertido nos games, a verdade é que ele morre bastante também.

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"Nunca fui um jogador muito habilidoso", disse Miyazaki ao New Yorker. "Morro muito. Então, no meu trabalho, quero responder à pergunta: se a morte deve ser mais do que uma marca de fracasso, como dou-lhe significado? Como faço para tornar a morte agradável?"

Corpo pendurado em Elden Ring.
FromSoftware/The Enemy.

"Eu sinto muito por qualquer um que sinta que há muito a superar em meus jogos", acrescentou Miyazaki. "Eu só quero que o maior número possível de jogadores experimente a alegria que vem de superar as dificuldades."

Miyazaki fez questão de frisar que a dificuldade, marca registrada dos jogos da From Software, não deve ser deixada de lado na empresa, jamais. Afinal, nas palavras dele, é a "dificuldade que dá sentido para a experiência" — seja o jogo planejado para um público mais amplo ou não.

Entrada da batalha de chefe.
FromSoftware/The Enemy.

"Estamos sempre procurando melhorar, mas, em nossos jogos especificamente, a dificuldade é o que dá sentido à experiência", acrescentou. "Portanto, não é algo que estamos dispostos a abandonar no momento. É a nossa identidade."

Para mais sobre Elden Ring, confira esta matéria em que trazemos todas as classes do jogo. Como nos títulos anteriores da From Software, é fundamental saber qual classe se adequa melhor ao estilo de jogo de cada jogador. Então, não perca tempo.

Aliás, aproveite também para ler o review do The Enemy, em que discutimos por que as Terras Intermédias são um dos melhores mundos abertos dos últimos anos.