Um dos grandes fenômenos recentes do Steam, Dota Auto Chess, originalmente um mod desenvolvido pelos desenvolvedores chineses do Drodo Studio, ganhará sua própria versão desenvolvida pela Valve.

Porém, ao contrário de situações semelhantes no passado da empresa, como Dota e Portal, a Valve não vai adquirir o estúdio para ajudar com o desenvolvimento desta nova versão do jogo.

"Depois de jogarmos o jogo, cerca de 1 bilhão de vezes, ficou claro que deveríamos entrar em contato com os criadores, Drodo Studio, e começar uma conversa sobre trabalhar em conjunto", diz o post da Valve no blog oficial de Dota. "Tivemos ótimas conversas, mas ambos chegaram à conclusão de que a Valve e a Drodo não poderiam trabalhar diretamente um com o outro por uma série de motivos. Acabamos concordando que cada um desenvolverá sua própria versão do game, e apoiar um ao outro o máximo possível."

Sendo assim, com a "benção" do estúdio original, a Valve desenvolverá um Dota Auto Chess próprio.

"Sendo fãs de Dota2, temos grande confiança no novo jogo da Valve, e esperamos que seja um game de alto nível", diz um comunicado do Drodo Studio.

Atualmente, a Drodo trabalha em uma versão mobile do jogo, e a Valve está colaborando ao ajudar a migrar suas contas e progresso do mod original para o Auto Chess para celulares.

Em maio, Dota Auto Chess atingiu a marca de 4 milhões de jogadores, tornando-se o quarto título mais popular do Steam.