Comunidades tóxicas estão por todos os lugares e com Overwatch não foi diferente. O jogo competitivo multiplayer também teve sua parcela do que a Blizzard gosta de chamar de "comportamento disruptivo", mas, de acordo com a desenvolvedora durante a Game Developers Conference 2019, esse comportamento já diminuiu mais 40%.

Quem disse isso foi Natasha Miller, desenvolvedora de pesquisas da Blizzard, à Variety. Segundo ela, a toxicidade na comunidade de Overwatch abaixou mais de 40% em comparação com o ano passado, graças a adição de duas ferramentas sociais para a comunidade.

A primeira delas é o sistema de indicações, onde os jogadores indicam uns aos outros pelo seu comportamento durante as partidas, levando em conta a boa comunicação; se jogou de forma competitiva, mas respeitosa; e a liderança. A segunda são grupos respectivos para cada categoria de indicação.

Sistema de indicações Overwatch
Blizzard/Reprodução

Nesses ambientes, os players estarão entre outros que também recebem as mesmas indicações. Esse sistema de feedback foi adicionado em junho do ano passado e, de acordo com Miller, um dos principais objetivos era dar uma chance aos jogadores para se recuperarem, mesmo após terem sido penalizados.

A ideia é simples e efetiva: os demais players irão indicar positivamente quem se comporta de forma legal, e quem não se encaixar ou não procurar melhorar mesmo depois de vacilar, não vai conseguir subir de rank nas indicações, tampouco conseguirá se encaixar em algum grupo na comunidade.