O estúdio independente piauiense Black Hole Games lançou dia 13 de abril a campanha no Catarse para Asleep, seu jogo de terror em 2D todo em pixel art, e tomando inspirações de Silent Hill.

Asleep é um point and click 2D, que além da inspiração principal na série da Konami, bebe das fontes também de Clock Tower, Lone Survivor e Dreaming Sarah. A atmosfera do jogo está sendo construída de maneira bem detalhada com o intuito de entregar uma experiência sinestésica e emocional, combinando a trilha sonora emotiva, narrativa instigante e ambientes desenhados à mão.

O jogo se passa nos 90 e é ambientado no Nordeste brasileiro e acompanha a protagonista Ana Lúcia, definida como “uma mulher forte, mas ao mesmo tempo sensível, misteriosa e enigmática, até para si mesma”. A escolha de "Analu" pela equipe de desenvolvedores busca, além da representatividade sempre tão necessária nos jogos, trazer uma figura única que consegue refletir sensibilidade, curiosidade e força, mesmo diante do caos ao ver sua realidade mudar de uma hora para outra, sendo constantemente perseguida por um pesadelo persistente.

Divulgação / Black Hole Games

Assim como em jogos de terror envolvendo temáticas Lovecraftianas, uma mecânica essencial de Asleep é a tentativa da protagonista em não perder completamente sua sanidade, característica que reflete no sistema de vida do jogo. Há também mecânicas de furtividade, resolução de quebra-cabeças, coleta de documentos que auxiliam na condução da narrativa e uma lanterna, principal ferramenta de Analu para se proteger ou atrair os inimigos.

Por se passar nos anos 90, Asleep traz diversos Easter Eggs da época, apelando ainda mais para a nostalgia dos jogos 16-bits. O horror psicológico conta em grande parte por inspirações impressionistas combinadas às de Silent Hill e outros jogos do tipo com elementos de terror visuais sutis (ou não) para apresentar momentos de tensão, mesmo sem uma estética fotorrealista.

Divulgação / Black Hole Games

O Black Hole Games é um estúdio independente do Piauí que iniciou suas atividades em 2018 com foco em desenvolvimento de experiências divertidas e nostálgicas, através de jogos para PC ou dispositivos móveis.

A campanha de financiamento coletivo no Catarse está aberta até dia 12 de junho de 2021 e busca arrecadar a meta incial de R$ 75 mil para que Asleep seja produzido até dezembro do mesmo ano. As recompensas de diferentes níveis vão desde o “Sonolento”, que garante nome nos créditos do jogo e acesso ao número do WhatsApp para receber informações exclusivas e conteúdo de bastidores, até o nível “O Próprio Pesadelo” que dá direito a participar da criação do principal inimigo do jogo.