Na última terça (2), o site Kotaku publicou uma reportagem detalhando os problemas de desenvolvimento de Anthem, o mais novo jogo da Bioware, e o desgaste emocional causado aos funcionários do estúdio.

A EA e a Bioware chegaram a responder ao artigo, mas recentemente o Kotaku adquiriu um memorando interno do gerente geral do estúdio, Casey Hudson, comentando a reportagem e seus efeitos na comunidade.

"O artigo menciona muitos dos problemas no desenvolvimento de Anthem e alguns de nossos projetos anteriores", escreveu Hudson, em referência a Mass Effect: Andromeda e, em menor escala, Dragon Age: Inquisition. "E traça um paralelo entre estes problemas e a qualidade de nosso ambiente de trabalho e o bem estar de nossa equipe. Estes problemas são reais e é nossa prioridade central continuar a resolvê-los."

Hudson criticou a reportagem por nomear membros da equipe de desenvolvimento como culpados pelo estado do jogo na visão dos entrevistados, particularmente os diretores dos diferentes departamentos do projeto.

"É injusto e extremamente traumatizante citar pessoas desta forma, e não podemos aceitar este tipo de tratamento a ninguém de nossa equipe. É por isso que não participamos do artigo e fizemos uma declaração daquela forma."

Veterano da Bioware, sendo diretor de jogos celebrados como Star Wars: Knights of the Old Republic e a trilogia Mass Effect, Hudson deixou a Bioware em 2014 antes de retornar no papel de gerente geral do estúdio.

"Quando fui oferecido a oportunidade de retornar à Bioware como gerente geral, eu assumi este papel sabendo que o estúdio estava sofrendo com dificuldades significativas na saúde da equipe, visão criativa, e foco de organização", declarou. "Eu estava - e continuo a estar - animado para ajudar a trazer melhorias a estas áreas porque eu amo este estúdio, e acima de tudo quero criar um lugar onde todos vocês estejam felizes e prosperando."

"Não vou dizer que fiz um bom trabalho neste sentido, e em um dia como hoje eu certamente não acho que fiz", continuou, ainda citando melhorias à estrutura do estúdio desde sua chegada, de reposicionamento dos valores e missão da Bioware até reestruturações nos modelos de liderança e mudança na estrutura de produção.

"Mas eu sei que ainda há muito mais o que fazer, e vamos falar em mais detalhes sobre outras ações que estamos planejando em resposta ao feedback interno e postmortems na reunião geral da próxima semana. Como sempre continuem a mandar opiniões sobre os próximos passos que podemos tomar para fazer da Bioware o melhor lugar possível para trabalhar."

Curiosamente, o repórter Jason Schreier, do Kotaku, disse que muitos desenvolvedores que trabalharam ou trabalham em estúdios de grande porte enviaram mensagem com frases como "Troque 'Bioware' por [meu estúdio] e é a mesma história", indicando que os tipos de problemas relatados em Anthem são sistêmicos dentro da indústria.