A CD Projekt Red confirmou nesta terça-feira (08) que tomará novas medidas para mitigar riscos de que Cyberpunk 2077 desencadeie crises de epilepsia em jogadores que sofrem da doença.

A confirmação veio através da conta oficial do jogo no Twitter, e foi motivado por um episódio relatado da Liana Ruppert, editora associada da Game Informer, que sofreu uma crise enquanto jogava Cyberpunk.

O episódio aconteceu durante uma das sessões de neurodança do jogo, em que V utiliza um dispositivo que emite rajadas rápidas de luz para entrar em uma espécie de realidade aumentada.

Por conta da perspectiva em primeira pessoa do jogo, as luzes também piscam na tela do jogador – o que acabou desencadeando um episódio de convulsão na jornalista.

Nesta segunda-feira (08), Liana Ruppert publicou um artigo no veículo em que alerta jogadores que sofrem de epilepsia sobre os riscos de gatilho existentes no jogo.

Além dos episódios de neurodança, Cyberpunk 2077 conta com uma série de momentos em que rajadas rápidas de luz piscam no display.

Segundo a CD Projekt Red, um novo alerta será implementado no jogo para avisar jogadores sobre o potencial risco trazido por Cyberpunk. O jogo, vale ressaltar, já contava com um alerta do tipo dentro de seu Acordo de Licença de Usuário Final, mas o novo alerta deverá reforçar a questão.

Além disso, a produtora afirmou que o time de desenvolvimento já está explorando alternativas para implementar uma solução permanente "assim que possível".

O alerta de Liana Ruppert sobre o potencial gatilho de Cyberpunk 2077, vale ressaltar, não foi o único. Por conta do artigo da jornalista, a associação Epilepsy Action, do Reino Unido, também publicou uma nota em que pede uma ação efetiva da CD Projekt para resolver o problema (via Eurogamer).

"Estamos alarmados e tristes que uma crítica do jogo teve uma convulsão desencadeada por Cyperpunk 2077 antes mesmo de ser lançado", afrimou a porta-voz da Epilepsy Action, Louise Cousins. "O jogo contém luzes que piscam rapidamente e outras animações que podem causar convulsões em pessoas com epilepsia fotossensível. Esses recursos são inseguros e deveriam ser evitados para tornar o jogo mais acessível. Com a enorme demanda e entusiasmo pelo seu lançamento, isso pode representar um risco sério para pessoas com epilepsia fotossensível. Os desenvolvedores do CD Projekt Red devem considerar como podem atualizar o jogo para torná-lo mais seguro. Um aviso de isenção de responsabilidade no início não é suficiente."

Cyberpunk 2077 será lançado em 10 de dezembro para PlayStation 4, Xbox One, PC e Stadia. O jogo também é compatível com o PlayStation 5 e Xbox Series X/S, mas receberá uma atualização "robusta" para os consoles em 2021.

  • Lançamento

    10.12.2020

  • Publicadora

    CD Projekt

  • Desenvolvedora

    CD Projekt RED

  • Censura

    18 anos

  • Gênero

    RPG

  • Plataformas

    PlayStation 4 Xbox One Xbox Series X PC PlayStation 5 Xbox Series S