Quando Alan Wake foi lançado há quase nove anos, recebeu boas críticas da mídia e do público e, desde então, uma continuação é aguardada pelos fãs. A desenvolvedora do game, Remedy Entertainment, inclusive já se pronunciou anteriormente afirmando que gostaria de produzir o segundo jogo.

Atualmente, a empresa está trabalhando em Control e, durante a PAX East, Thomas Puha, diretor de comunicações da Remedy, disse ao VG24/7 que eles "estavam trabalhando em Alan Wake 2 anos atrás, mas simplesmente não foi para frente". "Não temos nada", ele complementou, acabando com os sonhos dos fãs que querem uma continuação.

Nem tudo está perdido, porém: "A propriedade intelectual de Alan Wake é nossa, mas nunca é tão simples assim. Mas sim, é nosso", afirmou Puha. Isso significa que eles têm os direitos e a vontade (ou a faca e o queijo na mão, em linguagem popular).

De maneira simples, pode-se dizer que falta "apenas" o investimento de uma publisher; então uma continuação pode acontecer, mas não é seguro apostar no "quando". Além disso, no ano passado, uma série de TV de Alan Wake foi anunciada. Se o show fizer algum sucesso, o segundo jogo pode ter mais chances de ser produzido.