Durante a Computer Entertainment Developers Conference, no Japão, o lendário designer de games Shigeru Miyamoto, responsável pela criação de ícones como Super Mario e The Legend of Zelda, criticou o uso de microtransações e loot boxes em jogos, declarando que preços fixos para jogos são podem trazer um negócio mais sustentável a longo prazo.

“Temos sorte de ter um mercado tão grande, então nosso modo de pensar é, se pudermos trazer jogos a preços razoáveis para o máximo de pessoas possível, veremos grandes lucros”, declarou, segundo reportagem da Bloomberg.

Durante a conferência, Miyamoto declarou que a Nintendo ainda não encontrou uma forma de estabelecer este modelo no mercado mobile, onde as microtransações são o sistema mais comum, mas que ainda pretende reforçá-lo.

“Não posso dizer que nosso modelo de preços fixos tem sido um sucesso”, continuou, “Mas vamos continuar a seguir com ele até se tornar o padrão. Desta forma todos podem desenvolver jogos em um ambiente confortável. Ao focar em trazer jogos para o alcance máximo de pessoas, podemos continuar a expandir nosso mercado mobile de games.”

Curiosamente, porém, a própria Nintendo já adotou sistemas de microtransação em alguns de seus jogos para mobile, como Fire Emblem Heroes e Animal Crossing: Pocket Camp, sendo que o último foi extremamente criticado por ser dependente de pagamentos extras por parte do jogador.

Além da opinião sobre os modelos financeiros da indústria, Miyamoto revelou que acredita que a indústria deve valorizar mais os serviços de assinatura e streaming, mas que desenvolvedores devem saber com quem trabalhar para tornar isso uma realidade vantajosa para todos.

“Ao procurar um parceiro para isso, é importante encontrar alguém que entenda o valor do seu software. Assim, consumidores vão sentir o valor em seus aplicativos e software e desenvolver o hábito de gastar dinheiro com eles.”

A Nintendo lançará mais dois jogos mobile em breve: Dragalia Lost e Mario Kart Tour.