Não é raro ouvir alguém dizer que certos jogos antigos seriam "perfeitos para o Switch" - afinal, o videogame de sucesso da Nintendo oferece uma oportunidade de libertação. Clássicos que antes estavam presos aos computadores ou consoles de mesa agora podem ser aproveitados também em um portátil.

Para ajudar donos do sistema a decidir quais destes ports merecem a atenção de quem nunca os jogou antes, preparamos uma lista com os melhores. Confira:

Hotline Miami Collection (Devolver Digital)

Os dois jogos da brutal saga indie Hotline Miami chegaram ao Switch em um único pacote, repleto de violência e assassinos de aluguel vestindo máscaras de animais ao som de uma trilha contagiante.

A natureza ágil de cada fase é perfeita para o modo portátil do sistema.

Ori and the Blind Forest (Xbox Game Studios)

Um dos melhores jogos no estilo 'Metroidvania', Ori and the Blind Forest é igualmente desafiador e emocionante. Sua estreia no Switch é um dos grandes frutos da parceria entre Microsoft e Nintendo.

Cuphead (Xbox Game Studios)

Outro game da Microsoft a marcar presença no Switch, para a alegria de quem curte jogos difíceis como os clássicos dos tempos do Nintendinho, Cuphead é um deleite visual e um dos mais desafiadores títulos independentes da geração.

Collection of Mana (Square Enix)

Uma janela para os anos 1990, esta coletânea de RPGs clássicos da Square Enix inclui os memoráveis Final Fantasy Collection e Secret of Mana.

O verdadeiro destaque, porém, é Trials of Mana, o amado RPG do Super Famicom que chega pela primeira vez ao Ocidente.

The Last Remnant Remastered (Square Enix)

The Last Remnant é um dos melhores RPGs da Square Enix na geração do Xbox 360, agora em formato portátil no Switch.

O jogo conta a história de Rush Sykes, um jovem humano que está em busca do paradeiro de sua irmã em um mundo tomado pela guerra entre as quatro espécies que o habitam.

Final Fantasy VII (Square Enix)

A Square Enix relançou uma tonelada de jogos Final Fantasy clássicos no Switch, e todos merecem a sua atenção. O mais marcante, porém, é Final Fantasy VII: o game que nos anos 1990 marcou o rompimento entre Nintendo e Squaresoft, e agora enfim pode ser jogado em um sistema da Big N.

Divinity: Original Sin II - Definitive Edition (Larian Studios)

O premiado RPG que recupera o legado de Baldur's Gate chega ao Switch com um mimo especial: compatibilidade com os saves da versão de PC. Com a função, é possível usar o computador para jogar em casa, e depois levar a mesma jornada consigo para onde você quiser com o Switch no modo portátil.

Bulletstorm: Duke of Switch Edition (Gearbox Software)

O explosivo shooter da People Can Fly, Bulletstorm chegou ao Switch com um grande extra para fãs de jogos do gênero na década de 1990: a presença de Duke Nukem como um personagem jogável.

SUPERHOT (Superhot Team)

Destaque entre shooters em primeira pessoa indie, SUPERHOT mistura os preceitos básicos do gênero com elementos de quebra-cabeça. A mecânica central do game é simples, porém engenhosa: o tempo só avança quando o jogador se mexe.

Castle Crashers Remastered (The Behemoth)

Um dos grandes vencedores da primeira leva de jogos indie nos consoles, Castle Crashers continua excelente mesmo mais de 10 anos após sua estreia original. O beat-'em-up é muito desafiador e divertido, e ainda mais no modo multiplayer.