Nintendo Switch não terá retrocompatibilidade com o Wii U, console anterior da Nintendo, nem com seu atual portátil, o Nintendo 3DS. A informação foi confirmada pela empresa à revista japonesa Famitsu.

None

À revista, a Nintendo afirmou que o novo console não rodará "discos de Wii U nem cartões do 3DS". Obviamente, pelo formato do Switch, a incompatibilidade com os discos do Wii U era prevista. Entretanto, a declaração da empresa ainda abre possibilidade para games de ambas as plataformas estarem disponíveis em formato digital.

Perguntada sobre outros aspectos do Switch, como, por exemplo, a duração da bateria, a Nintendo se recusou a comentar, assim como não quis comentar se haverá compatibilidade com jogos mobile.

A Big N não deve anunciar mais detalhes sobre o hardware do Switch, nem seu line-up de jogos, em 2016.

24 fotos

1 de 24
+19 fotos
✖︎

Anteriormente chamado de Nintendo NX, o Switch é o próximo console da Nintendo e sucessor do Wii U. O aparelho será um híbrido de console e portátil. 

De acordo com a Big N, o aparelho oferece experiências caseiras de single-player e multiplayer, e a mobilidade de um portátil que "leva o poder de um console de casa para o segmento". O foco dele, entretanto, é na expeiência em casa. 

O aparelho terá um dispositivo que fica conectado à TV, chamado Nintendo Switch Dock. Ao retirar o Switch desta base, o sistema imediatamente muda para o modo portátil. Nesta versão, o Switch continua a ter resolução em alta definição.

O controle do NX se chama JoyCon e é destacável, podendo ser acoplado à tela portátil. Você pode usar um JoyCon em cada mão, dois jogadores podem dividir as duas "metades" de um JoyCon, ou os dois lados podem ser acoplados, tornando-se um controle mais tradicional.

O JoyCon terá um acessório para ser segurado com mais firmeza. Um segundo controle, chamado Nintendo Switch Pro Controller, também será vendido, oferecendo uma experiência mais próxima de um console tradicional. Vários Switch podem ser levados para um mesmo recinto, permitindo jogar em multiplayer local.

O Nintendo Switch tem lançamento previsto para março de 2017. Um dos títulos de lançamento será The Legend of Zelda: Breath of the Wildque também sai para o Wii UThe Elder Scrolls V: Skyrim e títulos de NBA 2K, Super Mario Splatoon também estão previstos para o console.