Uma das principais novidades de Monster: Hunter World diz respeito à interatividade dos monstros e do jogador com o cenário. E, para testar o quão bom essa função seria, a Capcom fez o primeiro protótipo do game sem combate.

Falando em um painel na Game Developers Conference 2018 (GDC), o diretor Yuya Tokuda mostrou o protótipo (via Eurogamer), no qual havia uma floresta envolta na escuridão. "Quando está escuro, queremos ver o quanto do senso de exploração ainda conseguimos capturar, só com os guialumes e as fontes de luz das pegadas", diz Tokuda.

O protótipo também mostrava o herói sendo caçado pelo Anjanath, um dos principais monstros do game. A ação termina com o rompimento de uma barragem, e a água carregando o caçador e o monstro. Ao final, Lagiacrus, uma criatura de Monster Hunter 3, surpreendia os ambos - e nem se empolgue, pois Tokuda já afirmou que esse monstro específico não será incluído em World.

A demo levou um ano e meio para ficar pronta. Quando isso aconteceu, em novembro de 2015, foi a base para construir o restante do game.

Monster Hunter: World está disponível para PlayStation 4 Xbox One. Uma versão para PC também está a caminho, com lançamento previsto para 2018.