Os estúdios de jogos brasileiros estão, cada vez mais, ganhando destaque e lançando títulos incríveis que fazem sucesso não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

É muito importante que essas empresas tenham espaço e conquistem cada vez mais o mercado internacional. Afinal, nosso país está em 12º colocado no ranking mundial de receita gerada pela indústria de videogames.

Relic Hunters Rebels
Divulgação: Rogue Snail

Em um movimento importantíssimo, o estúdio brasileiro Rogue Snail fechou duas parcerias importantes não apenas para a trajetória deles, mas também para o mercado de games brasileiro: com a Netflix Games e a Gearbox.

Criada de experiências diferentes — filha da Critical Studio e da Behold Studios —, a Rogue Snail é comandada por Mark Venturelli, Caio César e Betu Souza, que se uniram com a intenção de criar um novo estúdio de games no Brasil totalmente remoto, muito mais humano, muito mais diverso e com processos e modelos de organização inovadores.

Os primórdios do desenvolvimento profissional

Dungeonland
Divulgação: Rogue Snail

Antes da Rogue Snail, Mark Venturelli, junto de 4 amigos, fundou o Critical Studios. O estúdio foi responsável pelo jogo Dungeonland, lançado no Steam, que conseguiu entrar na lista dos 10 mais vendidos da loja da Valve — chegou até mesmo ao 3º lugar.

O primeiro sucesso da Rogue

Relic Hunters Zero
Divulgação: Rogue Snail

Relic Hunters Zero nasceu de uma game jam em que Mark e Betu participaram. Decididos a colocá-lo no Steam gratuitamente, eles também deixaram o código fonte do jogo aberto para que as pessoas pudessem mexer e criar coisas novas.

Foram mais de 1 milhão de downloads e uma comunidade apaixonada de fãs. Isso nos motivou a investir em criar um Relic Hunters maior e que pudesse ser vendido”, disse Mark Venturelli.

A Rogue Snail tem um olhar bastante apurado sobre tendências de games, especialmente jogos mobile, que fazem grande sucesso entre o público — brasileiro ou não — e, segundo Venturelli, eles sempre planejaram seus jogos globalmente. “Mesmo sendo um estúdio composto somente por brasileiros, nossos jogos são todos feitos em inglês, sem deixar de lado a nossa raiz brasileira, claro”, diz.

Acredito que os jogos brasileiros têm esse potencial global. O nosso país é muito rico em influências culturais, aqui é um caldeirão de tudo misturado, e acho que pessoas do mundo inteiro conseguem se conectar com a arte brasileira por causa disso”, completa ele.

Com grandes projetos vêm grandes responsabilidades

Relic Hunters Legend
Divulgação: Rogue Snail

Como de costume, dentro da indústria de jogos brasileiros, os estúdios sempre realizam reuniões para apresentação de seus projetos para investidores. Com a Rogue não foi diferente.

Antes da pandemia vir à tona, o PAX 2020 foi onde o estúdio teve seu primeiro contato com a Gearbox e onde eles apresentaram o Relic Hunters Legend para a empresa.

A parceria entre Gearbox e Rogue Snail é um passo muito importante para o cenário de jogos brasileiro. Títulos gigantescos como Half-Life, Tony Hawk’s Pro Skater 3 e a franquia Borderlands fazem parte do catálogo da gigante norte-americana, e ter um jogo feito totalmente por brasileiros entre esses títulos vai mostrar o quanto nosso cenário está crescendo e expandindo cada vez mais.

De acordo com Venturelli, esse é o momento para o cenário brasileiro de desenvolvimento de jogos. “O mundo está olhando para cá, estamos com um holofote muito grande apontando para o nosso país e isso é motivo de orgulho. Os brasileiros trabalham com muita garra e carinho, e sabemos os desafios que encontramos no nosso país quando o assunto é apoio à arte por parte do nosso governo.

Estamos muito felizes e empolgades com essa parceria, inclusive foi bem difícil esconder esse segredo durante alguns anos. Admiramos muito a Gearbox, vários devs da Rogue são super fãs de Borderlands e de outros jogos da Gearbox, então é uma honra poder finalmente contar para o mundo que eles vão publicar o nosso maior jogo”, diz Venturelli.

A liberdade criativa e o aprendizado que a Rogue Snail está absorvendo da Gearbox e das pessoas que estão trabalhando no projeto de Relic Hunters Legend é um dos pontos principais para o estúdio.

Uma economia de jogo balanceada

Relic Hunters Legend
Divulgação: Rogue Snail

Relic Hunters Legend, o próximo grande lançamento da Rogue Snail em parceria com a Gearbox, será um jogo totalmente gratuito com monetização feita por meio de itens cosméticos e utilidades na conta.

Todo o sistema de monetização foi pensado para ser o mais justo possível tanto para os jogadores quanto como para nós, os desenvolvedores, pois precisamos pagar nossas contas e dar qualidade de vida para o nosso time”, diz Venturelli.

Ele também garantiu que o jogo não contará com “compras com ganhos randomizados (as famosas ‘loot boxes’)” ou qualquer outra mecânica predatória que desbalanceie a economia e diversão dentro do jogo.

Uma novidade é que o time está desenvolvendo formas de conseguir a moeda premium do jogo (Time Crystals) sem a necessidade de pagamento em dinheiro real. “Queremos que todes possam se divertir da mesma maneira. Por enquanto estamos planejando trocas entre jogadores, e também uma moeda chamada ‘Bondade’ (Kindness), que é ganha ao ajudar as pessoas no jogo e ser uma parte legal da comunidade, e que pode ser usada para comprar produtos premium”, relata ele.

O pesadelo das microtransações

Relic Hunters Legend
Divulgação: Rogue Snail

Venturelli acredita que é possível contornar a monetização por microtransações dentro de jogos. “Na minha opinião, muitas das tensões que existem no espaço ‘free-to-play’ vêm do fato de que frequentemente não são as mesmas pessoas que estão preocupadas com a diversão e a intenção artística do jogo, e as que estão preocupadas com a rentabilidade do produto e o crescimento do negócio.

Daí o que acaba acontecendo é que um dos lados acaba sempre ‘vencendo’ - ou você tem jogos que são divertidos mas não conseguem fazer dinheiro e acabam fechando por falta de recursos; ou você tem jogos em que a diversão e a visão artística são sacrificadas por uma visão de ganho de dinheiro de curto prazo.

@roguesnail.studios vou te contar uma história! #RelicHunters #RelicHuntersRebels #gaming #story ♬ som original - roguesnail.studios

Aqui na Rogue é diferente. E nós temos a coragem e a imaginação necessárias para tentar coisas novas, errar, aprender, até chegarmos em um modelo saudável que funcione pra todo mundo - jogadores, estúdio e publicadora. Talvez não vai ser logo de primeira, mas vamos chegar lá.

E falando em publicadora, a Gearbox tem sido uma parceira incrível nisso. Eles nos dão muita liberdade e confiam na gente e na nossa visão, além de trazerem muita experiência e recursos pra nos ajudar a transformar essa visão em realidade”, completou.

Não só uma: duas parcerias de sucesso! (E muito mais para alcançar!)

Relic Hunters Rebels
Divulgação: Rogue Snail

A Gearbox não foi a única parceria de sucesso que a Rogue Snail conseguiu alcançar neste ano. Com o game Relic Hunters Rebels já disponível por meio da Netflix Games, Venturelli conta que as adaptações necessárias para o projeto seguir foram relacionadas ao modelo de jogos da plataforma.

Inicialmente, o Rebels foi planejado para ser um jogo free-to-play e com microtransações e ads, então isso tudo teve que ser adaptado. Com relação à criação e desenvolvimento do jogo em si, tivemos total liberdade para fazer do jeito que a gente desejava”, afirmou ele.

Com dois grandes projetos rodando na casa, as coisas foram bastante corridas, mas a Rogue Snail cumpriu sua proposta inicial de ser um estúdio mais humano e sempre deixou claro seu principal pilar: priorizar a saúde mental e física de suas pessoas.

Não somos um estúdio que faz ‘crunch’, nunca fizemos e nunca vamos fazer. Acredito que estamos hoje entre os melhores estúdios do mundo em qualidade de vida e ambiente de trabalho. Temos vários times dentro da Rogue trabalhando nesses projetos e todo mundo trabalha com muito carinho. Os times que desenvolvem o Rebels e o Legend são diferentes. Fizemos isso para que o desenvolvimento do Legend não fosse de maneira alguma impactado ou prejudicado pelo desenvolvimento do Rebels. E é uma sensação indescritível ver o Rebels sendo lançado”, diz Venturelli.