Uma pesquisa feita pela Newzoo e divulgada pela Folha de São Paulo constatou que, no Brasil, os smartphones possuem quase duas vezes mais jogadores do que os consoles. O estudo foi feito com 500 pessoas, de 16 a 64 anos, sendo que todas costumam jogar mais de 8 horas por semana; a conclusão foi de que 82% dos gamers jogam no celular, enquanto apenas 44% usa um console.

O número faz sentido ao se considerar o advento dos smartphones focados no público gamer: marcas como Razer e Xiaomi já abriram as portas desse nicho.

Além da surpreendente estatística, a Newzoo também colocou o Brasil como o terceiro maior mercado de games no mundo, e o líder da América Latina: o país já conta com 79,8 milhões de jogadores.

Outro dado levantado pela pesquisa foi o declínio dos notebooks: os computadores portáteis caíram de 71% dos usuários para 60%, em relação ao último ano; os computadores de mesa se mantiveram nos 69%. 

Um mercado que mostrou sua relevância no estudo foi o de acessórios: controles, teclados, mouses e outros periféricos com foco em games já foram comprados por 85% dos usuários.