A firma de análise de dados App Annie divulgou seu relatório "State of Mobile 2019", que analisa tendências nos mercados de plataformas iOS e Android.

O relatório revela que, em 2018, aplicativos foram baixados 194 bilhões de vezes em 2018, um crescimento de 35% em relação a 2016. Já a arrecadação das lojas cresceu em 75%, chegando a US$ 101 bilhões.

Reprodução/SensorTower

A China foi, de longe, um dos maiores fatores neste crescimento, sendo responsável por praticamente metade dos downloads de apps, e cerca de 40% dos gastos de consumidor nestas plataformas.

O Brasil, por sua vez, esteve entre os 5 países que mais baixaram aplicativos em dispositivos mobile em 2018, ao lado de outros mercados emergentes como Índia e Indonésia. Ele não está, porém, entre os que mais arrecadaram dinheiro para os apps.

Além disso, a firma Sensor Tower indica que, em 2018, as 2 principais publishers que arrecadaram dinheiro no mercado mobile foram chinesas: a Tencent e a NetEase.