Recentemente anunciadas, as batalhas de treinadores em Pokémon GO serão lançadas ainda em dezembro para o game mobile. Trazendo novidades como o uso de escudo e um segundo ataque carregado, o novo modo de jogo era um dos mais aguardados pelos fãs, e finalmente chegou.

Confira os sete detalhes mais importantes das batalhas de treinadores:

Batalhas frente a frente

Mantendo a ideia de que Pokémon GO precisa levar seus jogadores para conhecer o mundo real, as batalhas de treinadores precisarão acontecer pessoalmente. Para batalhar, é necessário escanear o QR Code exclusivo de seu adversário, e isso só pode ser feito quando ambos treinadores estiverem próximos.

A única exceção é válida para aqueles que possuem Melhores Amigos e Ultra Amigos no game: nesse caso, é possível batalhar remotamente.

Três Ligas

Para fornecer uma experiência mais equilibrada, a Niantic separou as batalhas em três Ligas: a Great League só permite Pokémon que possuam até 1500 CP; na Ultra League, o limite é 2500 CP, e na Master League, não há limitações.

Os treinadores poderão criar diferentes times para cada uma das ligas, permitindo que um jogador avançado possa lutar com um iniciante tranquilamente. Antes de iniciar as batalhas, ambos jogadores escolhem em qual Liga a partida acontecerá; depois que os dois concordarem, a luta poderá ser iniciada.

Três é bom, seis é demais

Diferente dos games clássicos da franquia, as batalhas em Pokémon GO não terão seis monstrinhos por treinador. O número foi reduzido para somente três.

De acordo com a Niantic, esse corte deixa os confrontos mais rápidos, e também dá uma importância maior a cada Pokémon do grupo. Na opinião da desenvolvedora, em times de seis Pokémon, o primeiro e o último a serem escolhidos possuem uma importância muito maior para a luta em comparação aos outros.

Batalhas em tempo real

As batalhas de treinadores em Pokémon GO acontecerão em tempo real, ou seja, os Pokémon não atacarão em turnos - eles trocarão golpes simultaneamente. É responsabilidade do jogador fazer com que os ataques rápidos sejam executados com a maior velocidade possível, acumulando energia para um ataque carregado.

Golpes

De maneira similar às batalhas em ginásio, o novo modo em Pokémon GO disponibilizará ataques rápidos e ataques carregados para os monstrinhos. A maior diferença está na dinâmica dos ataques carregados: cada Pokémon poderá ter duas opções desse tipo de golpe.

Inicialmente, os Pokémon só terão um ataque carregado, e o segundo deve ser desbloqueado por meio das Candies.

Escudo

Talvez a maior novidade no sistema de batalha, o escudo pode ser usado para bloquear boa parte do dano de ataques carregados de seu oponente.

Quando o golpe for iminente, o jogador receberá um aviso e poderá escolher defender-se ou não; com um número limitado de escudos por partida, o treinador precisará definir uma estratégia de quando usar o recurso.

Prêmios para todos

Mantendo o espírito amigável de Pokémon GO, ambos treinadores ganharão recompensas ao fim de uma batalha entre eles. As premiações podem ser de alto nível: em apresentação online da Niantic, o exemplo usado foi de Sinnoh Stones, mas a desenvolvedora afirma que esse item continuará sendo raro.