O governo do Reino Unido está investigando o "comportamento anti-competitivo" da Apple em relação às publishers dentro de sua plataforma mobile. O órgão responsável, a Competition and Markets Authority (CMA), está analisando as práticas da Apple, como a retenção de 30% dos pagamentos feitos para empresas terceiras nas compras via App Store.

A investigação está ligada à disputa judicial entre Epic Games e Apple, que começou em agosto de 2020 e está longe de acabar. Vale notar que a CMA não cita a Epic Games explicitamente, mas analisa os mesmos motivos pelos quais Fortnite foi removido da App Store, e deve decidir "se as regras impostas pela Apple são ou não injustas e anti-competitivas, resultando em menos escolhas para os usuários finais, ou forçando-os a pagar preços mais altos para apps e add-ons", diz o anúncio da CMA (via PC Gamer).

Epic vs. Apple

A disputa entre as empresas começou quando a Epic adicionou um sistema de pagamento dentro do Fortnite do iOS que podia ser usado no lugar da Apple. E essa “volta” da EGS rompia com a taxa de 30% da Apple sobre a receita das vendas dentro de seus aplicativos. Logo após essa medida, a Apple retirou o Fortnite de suas plataformas como retaliação.  a Epic também tem processos abertos na Califórnia, União Europeia e Austrália.