Anunciado pela Electronic Arts no último sábado (09) durante a EA Play, o jogo de estratégia mobile Command & Conquer: Rivals não foi exatamente bem recebido por fãs da franquia – afinal, com sua fama complicada junto à comunidade gamer, a EA logo foi acusada de querer transformar a série em um jogo só focado em monetização com o anúncio.

A primeira vítima da polêmica foi o próprio vídeo de anúncio do game, que tem sido massivamente discutido e criticado nos comentários do YouTube.

Entre as principais críticas, está o fato de que Command & Conquer não recebe há anos um novo título propriamente dito de RTS para o PC – e desapareceu do radar desde o cancelamento de Command & Conquer: Generals 2, em 2013.

Em entrevista a Eurogamer, à Redwood Studios, responsável pelo desenvolvimento do jogo dentro da sede da EA, defendeu que o game busca entregar a mesma experiência clássica do gênero de estratégia em tempo real, como criar e controlar exércitos.

"Essa é a essência do que estamos tentando oferecer. E queríamos fazê-lo em dispositivos móveis, porque realmente não há um ótimo jogo de estratégia em tempo real no celular", afirmou Michael Martinez gerente geral do estúdio.

"Por favor, por favor, apenas experimentem o jogo", completou. "Tudo o que dissermos, isso realmente não importa. Se pudermos ser julgados pelo jogo, teremos muito sorta. Só deem uma chance justa".

Rivals já está disponível em testes alfa na América do Norte em dispositivos Android.