Com três anos de rodagem e alcançando a quinta geração de monstrinhos, Pokémon GO segue sendo um fenômeno mundial, colocando milhares de jogadores para caminhar pelo mundo em busca das centenas de criaturas.

Ainda assim, é difícil chegar ao auge de seu lançamento, onde locais com vários Pokéstops e Ginásios eram infestados por treinadores que haviam acabado de instalar o game. Infelizmente, muita dessa hype foi embora, e apesar de ser um caso de sucesso no nicho mobile e ter números incríveis, Pokémon GO não conseguiu manter seu impacto inicial.

Ironicamente, o game está mais completo do que nunca. Desde seu lançamento, uma série de melhorias e novos recursos foram lançados para que sempre haja conteúdo interessante dentro do game. Por isso, o The Enemy uniu algumas das razões pelas quais você pode dar mais uma chance ao game da Niantic:

Melhorias técnicas

Em 2016, Pokémon GO era um jogo extremamente pesado e que sugava a sua bateria. Hoje em dia, o game existe muito menos dos smartphones, e funciona bem até em modelos mais humildes. A bateria ainda sente o peso do aplicativo, mas de maneira mais sutil em comparação ao lançamento.

Raids

Um conteúdo que já era pincelado desde que Pokémon GO ainda estava em fase de divulgação, as Raids são uma oportunidade de conseguir Pokémon lendários e também garantir itens raros e um bom bônus de experiência.

Junte-se aos seus amigos para derrotar um monstrinho extremamente poderoso, e você terá a oportunidade de capturá-lo após a batalha. Caso você esteja sozinho, há Raids de nível mais baixo, que podem ser feitas facilmente por apenas um treinador.

Por mais que pareça uma missão impossível juntar um grupo de dez jogadores para bater em um Mewtwo, isso fica bem mais fácil ao visitar parques de sua cidade e locais movimentados. Procurar por grupos de sua região no Facebook também é uma boa opção.

Pesquisas

Possivelmente a melhor atualização do jogo no que diz respeito à fidelidade. As Pesquisas são pequenas missões que se acumulam para desbloquear a captura de um Pokémon especial.

Elas existem em duas formas: as Pesquisas de Campo, onde o jogador precisa cumprir uma missão por dia durante sete dias para ter direito ao prêmio; e as Pesquisas Especiais, que são permanentes no game e demandam um pouco mais de tempo para serem cumpridas.

Para se ter uma ideia, Pokémon como Latias, Latios, Groundon e Kyogre já fizeram parte das Pesquisas de Campo. Nas Especiais, os protagonistas são Celebi, Jirachi, Mew e Meltan.

Batalhas de treinador

A base dos jogos clássicos de Pokémon demorou a chegar em Pokémon GO, mas finalmente está disponível no game. Usando um sistema básico de dano por segundo e golpes carregados, a mecânica é uma boa maneira de fortalecer suas amizades e ganhar itens raros como a Pedra de Sinnoh.

Há também a opção de batalhar contra os perigosos inimigos da Equipe Rocket. Ao derrotá-los, você terá a oportunidade de capturar um Pokémon Sombroso, que foi afetado pelas forças malignas da Equipe e pode ser purificado pelos treinadores.

Amigos

A mecânica de amigos não é uma novidade tão grande em Pokémon GO, mas foi recebendo incrementações aos poucos e se tornou essencial para ter uma vantagem no game.

A introdução dos níveis de amizade foi a grande notícia para esse sistema, permitindo que jogadores obtenham bônus em raids, gastem menos poeira estelar em trocas e possam batalhar à distância, por exemplo.

São quatro níveis de amizades disponíveis no game: bela amizade, grande amizade, ultra-amizade e amizade sem igual. Para evoluir sua relação com outro jogador, basta interagir com ele no game por meio de presentes ou realizando atividades como raids e batalhas de ginásio em conjunto.

Dias Comunitários

Desde janeiro de 2018, Pokémon GO recebe um evento in-game chamado Dia Comunitário. Durante três horas do dia escolhido, um Pokémon destacado começa a aparecer em quantidades absurdas, facilitando a vida dos treinadores que ainda não possuem sua última evolução e praticamente garantindo que você terá uma versão Shiny do monstrinho.

Os Dias Comunitários também são marcados por outros bônus para os treinadores, como incubadoras de ovos mais potentes, bônus de Poeira Estelar e outros “buffs” que motivam os jogadores a saírem de casa para capturar monstrinhos.

Eventos

Além dos eventos in-game, Pokémon GO protagoniza uma série de festivais da vida real, reunindo treinadores em um locais específicos do mundo para capturar monstrinhos em grandes quantidades.

Nesses casos, é necessário pagar um ingresso para comparecer ao local. O gasto é compensado pelos benefícios dos eventos: eles estarão inteiramente decorados com os temas do jogo, o acesso à internet será veloz e estável, e a chance de garantir Pokémon raros são muito mais altas.

Um exemplo recente é a Pokémon GO Fest de Dortmund, na Alemanha, que teve mais de mil pessoas envolvidas em sua organização. Graças à qualidade desses festivais, a própria Niantic afirmou que mais jogadores estão voltando a jogar o game.

Por mais que os eventos aconteçam em lugares fechados, alguns deles possuem efeitos que se espalham para todo o mundo. Durante a Pokémon GO Fest de Yokohama, por exemplo, treinadores de qualquer local viram uma quantidade maior de Spheal, Swinub, Anorith e outros monstrinhos aparecerem pelas ruas.