Microsoft Beam, a plataforma de streaming integrada ao Windows 10 e Xbox One e rival do Twitch, foi rebatizada de Mixer e recebeu novas funções nesta quinta-feira (25).

Ao GameSpot, Matt Salsamendi, co-fundador da plataforma, afirmou que a mudança de nome do serviço foi uma “decisão difícil” para a empresa, mas busca refletir a forma como a plataforma quer “aproximar” pessoas. O novo nome também permitirá uma internacionalização mais fácil do serviço, já que Beam não seria um nome com tanta tração em mercados de língua não-inglesa.

Entre as novas funções integradas ao serviço, a principal é o chamado co-streaming, função exclusiva do Mixer e que deve ser a principal arma da Microsoft na disputa contra o Twitch, da Amazon. A funcionalidade permitirá que até quatro pessoas combinem seus streamings em uma única janela de visualização com uma interface centralizada de chat. A função já está disponível para PC e Xbox One.

Uma das vantagens do co-streaming é o fato de que os vídeos compartilhados pelos quatro usuários não precisarão necessariamente vir de fontes iguais. Isso significa que os participantes poderão fazer streaming a partir de um Xbox, PC ou smartphone, e compartilhá-los no mesmo co-streaming.

Além da integração do co-steaming, o Mixer recebeu ainda novos aplicativos em Beta para o Android e iOS, que “em breve” permitirão streaming de gameplay.

Para divulgação do serviço, a Microsoft também estreou o canal “Channel One”, que ficará sempre online mostrando conteúdo moderado pela própria empresa, como eventos especiais e novos lançamentos. Uma página do Mixer também ficará em destaque na página principal do Xbox One, destacando streamings “únicos” e “populares”.

Além disso, a Microsoft planeja inaugurar o Mixer Studio, uma locação na Quinta Avenida, em Nova York, voltado para produções digitais e eventos da comunidade gamer.

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Lançado em janeiro de 2016 por Matt Salsamendi e James Boehm, o serviço Beam foi adquirido pela Microsoft pouco tempo após seu lançamento por uma quantia não revelada. O serviço foi integrado à divisão Xbox da empresa. Por ser construído em uma arquitetura baseada em HTML 5, o Mixer tem uma latência baixa que permite que o conteúdo enviado pelo streamer seja recebido pelo público em um intervalo menor de tempo.