Chegar em uma equipe e encaixar rápido no elenco e no estilo de jogo não é para qualquer um, e Marcos "Cariok" Oliveira conseguiu.

Não só o Caçador encaixou como uma luva na equipe como também foi na paiN Gaming, uma das organizações mais tradicionais de Esports no Brasil, e detentora de uma fanática torcida que desde 2015 não consegue levantar uma taça - e desde 2017 não sabe o que é chegar na final do CBLoL - o Campeonato Brasileiro de League of Legends.

Mas a paiN da Segunda Etapa 2020 mostra um jogo que há tempos não se via. Talvez desde a famosa INTZ de 2016 com o Exodia. Com um jogo rápido e mortal, agressividade em todas as rotas, uma mescla de experiência com sangue novo e uma crescente animação entre torcedores, analistas e jogadores profissionais.

Dividindo a liderança do CBLoL com o Santos, a paiN chega ao final do primeiro turno como, provavelmente, a melhor equipe do país no momento, e muito disso passa pela contratação mais recente da equipe, Cariok. Conversamos com o Caçador sobre o estilo de jogo fast and furious da equipe, a futura chegada do Caçador sul-coreano campeão brasileiro, Wiz, e as motivações pessoais de Cariok.

Cariok quando disputava seu primeiro CBLoL, na Segunda Etapa 2018, pela RPG/IDM

Imagem: Riot Games Brasil

Confira a entrevista completa no início da matéria, e os principais trechos abaixo

A PAIN SURPREENDEU POR ENCAIXAR TÃO RÁPIDO

Já tinha tido algumas experiências de inhouse e campeonatozinhos com esA e o brTT, sabia como eles jogavam. Só nunca tinha jogado com o Robo. Mas realmente, encaixamos o nosso jogo muito mais rápido que eu esperava. Tinha jogado com nossa bot lane no CBolão, do Baiano, quando eu ainda era da Havan. Deu um gostinho do que poderia ser a comunicação estando no time deles, e como o nosso jogo encaixava. Na época não tinha nada oficial da paiN, então fiquei só no pensamento.

A AGRESSIVIDADE DA PAIN DENTRO DE JOGO

Apesar de ser um time novo, os jogadores confiam muito uns nos outros. Quando alguém dá uma call agressiva, avaliamos e quase sempre seguimos, porque faz sentido. Sempre joguei nesse estilo, Robo também, então passamos isso pro resto do time. Tinowns e o brTT eu não achava que seriam assim. O que eu conhecia do jogo deles era algo mais lento, para escalar para o late game, mas acho que isso tem a ver com a line-up antiga. Todos estão na mesma página, e por isso acaba dando certo.

COMO SERÁ O MOMENTO DA CHEGADA DO WIZ NA PAIN?

Sobre o Wiz, não sei como vai ser ainda, não testamos ele então é muito cedo pra dizer algo. Estou me dando bem com o time, mas porque todos estão jogando bem. Isso pode se manter com a chegada do Wiz, como também pode ser melhor ou pior. Sempre prezaremos pelo melhor time, não importa qual dos dois entre na partida. Não sei se já conquistei a vaga de titular, mas ele só vai agregar quando chegar.

Eu sou bem competitivo por posição, mas tendo reserva na minha posição eu não o vejo como inimigo, e sim aliado. Se ele estiver melhor eu não ficarei parado, darei meu máximo para ser o melhor para paiN. Não vou ficar frustrado ou abalado. Quero o melhor pra equipe e vou me doar para ser assim independente de quem jogue.

SANTOS, FLAMENGO E PAIN SÃO OS MELHORES TIMES NO MOMENTO?

Concordo, e adicionaria a KaBuM um pouco atrás, por ser uma equipe difícil de enfrentar, e que cobra um bom preço mesmo quando perdem a partida. De qualquer maneira só teremos uma verdadeira noção de como está com o decorrer do campeonato e a evolução de todos.

PENSAMENTOS SOBRE O HYOGA E O RANGER

Não botava tanta fé no Hyoga assim, mas ele tem evoluído bastante desde o começo do campeonato. Muito do jogo do Santos passa pelas mãos dele e as ações que ele toma. É difícil de jogar contra, muito imprevisível e com evolução constante. Acho que ele é um ótimo jungler.

O Ranger é um excelente jogador, provavelmente o melhor jungler do Brasil pós-Shrimp. É um cara que comecei a admirar ele pelo seu nível de jogo, e ele sentiu o mesmo comigo, o que vindo dele é um grande elogio. Tem pessoas que não gostam da personalidade dele, e isso é normal, mas ele faz muito pelo cenário quando ele dá umas farpadas. As pessoas que ele provoca não ficam bravas, todos entendem que ele quer gerar um hype a mais para a partida, e ele dá a cara a tapa. É difícil farpar, perder e ter que ouvir da torcida que achava que você estava falando sério. Vejo as provocações como sendo algo justo e corajoso da parte dele.

CARIOK RANQUEIA OS JUNGLERS DO MOMENTO NO CBLOL

  1. Eu
  2. Hyoga
  3. Ranger
  4. Revolta
  5. Minerva
  6. st1ng
  7. Shini
  8. Yampi

Estou em primeiro, na minha opinião. Executando bem as coisas com o meu time e normalmente estou onde tenho que estar no mapa. Em seguida, acho que o Hyoga está um pouco melhor que o Ranger no momento, já que está conseguindo fazer mais pelo time dele, com melhores decisões no começo de jogo. Depois acho que vem o Ranger.

Estou em dúvida do Revolta e do Minerva, ambos estão fazendo bons trabalhos. O Minerva está em um time novo, e acho que está jogando bem coordenando a equipe. O Revolta é o Revolta, por mais que ele esteja um pouco apagado recentemente, voltou bem e é um jungler difícil de enfrentar. O quarto e quinto lugares ficam com eles, só não sei muito bem a ordem.

Eu acredito muito no st1ng, acho que ele é bem impactante na FURIA, quando ele está bem a equipe fica bem. Ele consegue ser bem proativo no jogo. O que sinto na FURIA é que falta um pouco de personalidade, alguém mais velho para falar dentro de jogo, e o st1ng está… não sei como é a comunicação lá, mas o st1ng está assumindo um papel difícil e faz bons jogos. Normalmente as vitórias da FURIA passam por ele.

Os outros dois que sobraram não é porque eu os acho ruins, longe disso, são dois junglers bons, mas não estão no seu melhor momento. O Shini é um cara que sempre achei difícil de enfrentar, mas ultimamente a INTZ não está bem, não sei nem se é culpa dele. São pouco proativos no começo de jogo e dificilmente eles surpreendem, então parece uma equipe fácil de jogar contra, porque não acontece nada. Ou pelo menos foi assim o nosso jogo. Mas acho ele muito bom, antes eu o colocava num Top 4, só está em um momento ruim.

O Yampi igual, ele é muito agressivo no começo e eu gosto disso. Ele domina o early game jogando pro top side e é bem inteligente, mas pelo momento da PRG ele não está mostrando seu jogo. Não sei explicar o motivo, mas é um momento ruim da equipe como um todo. Então acho que eles ficam nas últimas posições muito pelo momento de seus times.