Na terça-feira da semana passada, os EUA elegaram seus deputados federais e senadores numa votação histórica: após anos de maioria do Partido Republicano, o Partido Democrata passou a dominar as duas casas legislativas do país.

O sistema eleitoral norte-americano privilegia estes dois partidos, apesar de existirem outros. O Republicano corresponde, mais ou menos, à direita conservadora do país - é o partido do presidente George W. Bush. O Democrata, por sua vez, é o partido da esquerda liberal - que atualmente defende o fim da guerra no Iraque, por exemplo.

Se estivessem nas cabines de votação na semana passada, com qual partido os heróis da Marvel e da DC ficariam? O blogueiro David Campbell - apaixonado por quadrinhos e colaborador das Enciclopédias Marvel - resolveu imaginar a posição política de seus heróis favoritos, e em quem votariam. Confira algumas das suas previsões:

Super-Homem: Republicano Moderado

Super-Homem é um conservador com desconfiança sadia de governos fortes - não esqueça que seu arquiinimigo Lex Luthor já foi presidente dos EUA. Ele é moderado em questões sociais, como os direitos homossexuais (Jimmy Olsen é seu melhor parceiro), mas é a favor da pena de morte. Super, não interessa se você chora depois de matar criminosos kryptonianos - você ainda é a favor da pena capital.

Lanterna Verde: Republicano

Ex-piloto de testes e atualmente policial intergaláctico, o Lanterna Verde sempre foi cão mandado do Sistema. O cara carrega um Arma de Destruição em Massa no dedo e voa por aí reajustando a realidade como ele acha que devia ser. Totalmente neoconservador.

Batman: independente

Batman segue sua própria moral, e Batman está sempre certo. Quando Batman vota, pesa todas as opções e escolhe a melhor pessoa para o cargo, sem considerar afiliações partidárias, estejam ou não concorrendo. Ou seja, ele escreve BATMAN em todas as cédulas.

Homem-Aranha: Democrata

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Isso é 100% democrata. O Aranha gosta tanto de ajudar os fracos e oprimidos quanto de socar criminosos. Ele cresceu pobre, vendo a Tia May tentar viver da pensão e tentando ele mesmo sobreviver de frilas como fotógrafo do Clarim Diário. E agora é professor de escola pública!

Demolidor: Democrata Radical

Vejamos: defensor público de Manhattan, rico, formação universitária cara, que pega todas as garotas. Totalmente liberal.

Capitão América: Democrata da Era Truman

O Capitão América nem reconhece os partidos políticos atuais, que se transformaram, ao longo das décadas em que ele estava congelado, em monstruosidades ideológicas e hipócritas cujas políticas conflitivas o deixam triste. Até fazem-no chorar. O Capitão acredita no governo que não se mete nas vidas privadas, em defesa nacional forte, e viver com o que se tem. Contudo, o Capitão se opõe a legislar moral e acredita que o governo tem a responsabilidade de ajudar os menos afortunados e indefesos, como crianças e cachorrinhos.

Os comentários irônicos de Campbell continuam no seu blog, onde segue a lista de heróis.