O sonho de fãs da série Kingdom Hearts está cada vez mais perto de se realizar: cinco anos após o anúncio oficial e mais de uma década desde o capítulo anterior, Kingdom Hearts 3 deve mesmo chegar neste ano ao PlayStation 4 e Xbox One.

Prova disso é que finalmente o game pôde ser testado. Em evento realizado nos Estados Unidos nesta última quinta-feira (17), tive a chance de jogar duas demonstrações da nova aventura de Sora, Donald e Pateta.

O primeiro trecho que joguei era bem curto e mostrava o trio enfrentando um monstro de pedra no mundo de Hércules. Sem muita liberdade de exploração ou desafios nos combates contra inimigos e o próprio chefe, a fase serviu mais para demonstrar os incríveis gráficos do game e algumas das muitas possibilidades de golpes especiais em combate.

Dentre as muitas estripulias pirotécnicas possíveis com as espadas-chave Keyblade, Sora pode agora também invocar atrações de parques de diversão (!), como um trenzinho mágico que dispara fogos de artifício.

A outra demonstração foi muito mais robusta e ambientada no mundo de Toy Story, uma das novidades de KH3, primeiro episódio da série com cenários de filmes da Pixar - Monstros S.A. também já está confirmado no jogo!

Aqui foi possível explorar mais os cenários e golpes em luta e constatar: trata-se de um legítimo exemplar a franquia Kingdom Hearts, incluindo tudo de bom e ruim que isso carregue.

Os controles são mais precisos do que em episódios anteriores, é verdade, e o sistema de trava de mira também funciona muito melhor, mas todos os combates puderam ser vencidos facilmente só esmagando botões.

As cenas de animação durante as fases recriam com perfeição a dinâmica entre Woody, Buzz Lightyear e os outros brinquedos, mas às vezes são lentas e repletas de diálogos desnecessários.

Entra em cena também uma divertida mecânica de controlar robôs gigantes (de brinquedo) que funciona mais como minigame do que exatamente um desafio em combate, trazendo uma empolgante variedade de estilos de jogo.

A todo momento, é impossível não ficar impressionado com o capricho da Square Enix no visual do jogo. Isso fica ainda mais evidente nas invocações (as sempre populares Summons), das quais duas estavam disponíveis na demo: o esquentadinho Ralph (de Detona Ralph) e a princesa-sereia Ariel.

Este trecho de Toy Story rendeu cerca de uma hora de gameplay e corresponde a cerca de 30% desse mundo inteiro, como explicou o produtor e criador da série, Tetsuya Nomura, em entrevista coletiva.

E, afinal, quando é que sai essa belezinha de jogo? Nomura não deu detalhes sobre data e mês, mas se permitiu fazer um anúncio de anúncio: segundo ele, a data de lançamento de Kingdom Hearts 3 deve ser revelada no comecinho de junho - quando, por acaso, também acontece a E3 2018.

O que você espera de Kingdom Hearts 3? Que mundos da Disney gostaria de ver no jogo? Diga suas opiniões e sugestões nos comentários.