Os omelenautas votaram e escolheram os melhores de 2006 - o tradicional Omelhor - numa lista concorrida, gerada a partir de um ano cheio de produções legais. Confira agora quais os favoritos do ano que passou (em negrito) e nossos comentários sobre os ganhadores!

Omelhor filme nacional

  1. O ano em que meus pais saíram de férias - 39%
  2. Zuzu Angel - 25%
  3. Wood & Stock: Sexo, Orégano e RocknRoll - 24%
  4. O Céu de Suely - 11%
  5. Crime delicado - 2%

O sensível longa de Cao Hamburger não deu chance à concorrência. A história de um menino que é separado dos pais e tem que encarar uma nova vida em outro bairro cativou os omelenautas e ficou à frente de outro filme que tem como pano de fundo os absurdos da ditadura militar, Zuzu Angel.

Omelhor filme estrangeiro

  1. V de Vingança - 34%
  2. Superman - O retorno - 24%
  3. Os infiltrados - 22%
  4. O labirinto do fauno - 16%
  5. Vôo United 93 - 4%

V, V e mais V. A adaptação para as telas da história em quadrinhos de Alan Moore provou-se mais poderosa que o Homem de Aço, levando o título de Omelhor Filme de 2006! E não parou por aí... o mascarado V (Hugo Weaving) ainda foi consagrado o melhor herói do ano e Evey Hammond (Natalie Portman) a melhor heroína! Tudo por margens consideráveis!

Omelhor herói

  1. V (V de Vingança) - 34%
  2. James Bond (007 - Cassino Royale) - 24%
  3. Super-Homem (Superman - O retorno) - 21%
  4. Jack (Lost) - 13%
  5. Nacho (Nacho Libre) - 9%

Codinome V dominou, mas a grande surpresa da categoria foi o espião James Bond ter deixado para trás o Super-Homem, protagonista do filme mais falado do ano! Parece que a permissão para matar é mais interessante que um herói certinho, que não mata, para os omelenautas.

Melhor heroína

  1. Evey Hammond (V de Vingança) - 47%
  2. Kate (Lost) - 27%
  3. Ofélia (O labirinto do fauno) - 16%
  4. Story (A dama na água) - 7%
  5. Helena (Máscara da Ilusão) - 3%

Kate é um dos motivos que nos faz sintonizar todas as semanas a telessérie Lost... mas se nos mandarem escolher entre ela e Natalie Rainha Amidala Portman não há dúvida alguma! E não somos só nós aqui da Cozinha... vocês, leitores do Omelete, provaram que, mesmo careca, a moça faz a concorrência comer poeira.

Omelhor vilão

  1. Davy Jones (Piratas do Caribe - O Baú da Morte) - 40%
  2. Lex Luthor (Superman - O retorno) - 22%
  3. Henry Gale (Lost) - 21%
  4. Cap. Vidal (O labirinto do fauno) - 10%
  5. General Zod (Smallville) - 7%

Por pouco Piratas do Caribe: O baú da morte não apareceu na lista dos Melhores Filmes. Mas o longa, apesar de muito divertido, é um miolão - não tem começo, nem fim - portanto, acabou cedendo espaço a outros. Mesmo assim, ele nos apresentou o sensacional e asqueroso Davy Jones, que, em matéria de maldade, deixou vilões clássicos como Lex Luthor e General Zod parecendo amadores aos olhos omelenautas.

Omelhor programa de TV

  1. Lost - 53%
  2. Smallville - 26%
  3. Frango Robô [Adult Swim] - 12%
  4. My name is Earl - 6%
  5. Família Soprano - 4%

No ano passado temos que confessar que ficamos um pouco decepcionados com Smallville vencendo Lost na categoria melhor programa de TV. Gostamos das aventuras do jovem Clark Kent, mas Lost sacudiu os seriados de mistério como não se via há muito tempo. Em 2006, porém, a desforra! Jack, Kate e Sawyer venceram com mais da metade dos votos, mostrando que o interesse pelos sobreviventes do vôo 811 da Oceanic só cresceu na segunda temporada.

Melhor game

  1. O poderoso chefão - O jogo (PC) - 31,71%
  2. Final Fantasy XII (PS2) - 25,90%
  3. Legend of Zelda: Twilight princess (GC/Wii) - 19,50%
  4. Okami (PS2) - 12,63%
  5. Gears of War (Xbox 360) - 11,07%

Um dos melhores filmes de todos os tempos ganhou um game à sua altura. Além de homenagem ao clássico trabalho da dupla Mario Puzo/Francis Ford Coppola O poderoso chefão - O jogo foi além, mostrando a história por novos e intrigantes pontos de vista. Além de ter sido o último trabalho de Marlon Brando, o projeto provou que os Corleone ainda têm muita munição para queimar... literalmente!

Omelhor álbum

  1. Love - The Beatles - 46%
  2. Modern Times - Bob Dylan - 20%
  3. St Elsewhere - Gnarls Barkley - 13%
  4. Allright Still - Lily Allen - 10%
  5. Broken Boy Soldiers - Raconteurs - 10%

Barbada! Beatles e Bob Dylan, respectivamente o melhor e o vice na relação dos álbuns mais legais de 2006, mostraram para os novatos que eles podem ser sexagenários, mas ainda têm muito apelo entre os fãs.

Melhor show/turnê

  1. U2 - 61,42%
  2. Rolling Stones - 15,68%
  3. Franz Ferdinand - 15.43%
  4. Daft Punk - 5.70%
  5. Patti Smith - 1,76%

Os Rolling Stones podem ter levado mais de 1,5 milhão de pessoas para ver seu show em Copacabana no início do ano, mas quem provou mesmo que tem uma base de fãs que não perde um show por nada foi o U2. Teve gente que gastou o dedo de tanto ligar em busca de um ingresso, outros que sofreram de insolação na fila... Mas, como dizem, os fins justificam os meios e os irlandeses não decepcionaram.

Omelhor livro

  1. O guia de sobrevivência a zumbis - 39%
  2. Homens do Amanhã - 20%
  3. Os filhos de Anansi - 18%
  4. O Pasquim: Antologia Vol. 1 - 15%
  5. Extremamente alto & incrivelmente perto - 9%

Uma das maiores surpresas da votação! Geralmente, quando se coloca qualquer coisa escrita por Neil Gaiman em uma lista de melhores do ano (de romances a quadrinhos, passando por manuais de instrução e bula de remédio), ela é escolhida com larga vantagem sobre as demais. Mas o inglês esse ano amargou uma terceira colocação, atrás do inusitado Guia de sobrevivência a zumbis. Parece que o pessoal está preocupado com uma invasão iminente dos desmortos e resolveu se precaver!

Omelhor quadrinho de série ou minissérie

  1. Marvel Millennium - 50 %
  2. Lobo Solitário - 24%
  3. Adolf - 10%
  4. Aldebaran - 5%
  5. XIII - 10%

Não tem jeito. Marvel Millennium é o mix mais feliz da Panini Comics e tem as séries mais legais. Supremos, Homem-Aranha e X-Men encaram samurais, espiões, alienígenas e até ditadores nazistas com um pé nas costas. Vale notar que Lobo Solitário mais uma vez bateu na trave. Em 2005 ele também foi vice. Vai ver é o peso do Daigoro atrasando ele.

Melhor graphic novel ou encadernado

  1. Clássicos DC Alan Moore - 65%
  2. O fotógrafo - 13%
  3. Blacksad - 8%
  4. Goon - 8%
  5. Incal - 5%

E 2006 foi mesmo o ano de Alan Moore. Depois de ver seu V de Vingança (ok, ele não viu nada e tem raiva de quem viu!) sendo três vezes premiado, o barbudo ainda levou na concorrida categoria Melhor graphic novel ou encadernado com a coletânea que reúne todas as suas histórias para a DC! Na segunda posição, o excelente O fotógrafo prova que há enorme interesse por aqui pelo gênero de quadrinho politizado.

Melhor filme direto para DVD

  1. Nacho Libre - 39,90%
  2. Final Fantasy VII - Advent Children - 36,68%
  3. Máscara da Ilusão - 11,72
  4. Casanova - 8,20%
  5. Escola de arte muito louca - 3,50%

Nachooooooooooooooo... O grito do Jack Black em Nacho Libre virou um clássico entre os Cozinheiros. Melhor não citar nomes, mas teve gente (e não foi só um) que se empolgou tanto com o filme que vestiu collant e máscara de lucha libre em uma festa à fantasia. E daí vem a pergunta: Por que não lançaram o filme no cinema?

Melhor DVD

  1. A trilogia clássica de Star Wars - 34,75%
  2. Monty Python em busca do cálice sagrado - Ed. Extraordinariamente de Luxo - 22,42%
  3. Superman - O Retorno - 19,79%
  4. O Código Da Vinci - 14,13%
  5. Missão: Impossível III - 8,90%

São George Lucas, padroeiro dos nerds, continua a encher os cofres do Rancho Skywalker com o dízimo recolhido com o seu rebanho de seguidores. Em 2006 ele usou o velho truque da trilogia-clássica-de-Star-Wars-do-jeito-que-ela-foi-exibida-no-cinema. Este ano, com a comemoração dos 30 anos do início da série, com certeza vem mais por aí. E isso não é uma reclamação! ;-)

Melhor box em DVD

  1. Lost - 2a. temporada - 41,58%
  2. As caixas do 007 - 37,87%
  3. Jornada nas estrelas - A nova geração - 1a. temporada - 7,08%
  4. House - 1a. temporada - 6,87%
  5. The Blues - de Martin Scorsese - 6,59%

Barba e cabelo. Lost ganhou tanto como melhor série de TV, como levou também na categoria Melhor box em DVD. Nada mais óbvio, afinal, não dá para ver só uma vez o que acontece naquela misteriosa ilha. É só na segunda (ou terceira, ou quarta) vez que você descobre que aquela mancha ali no rabo do tubarão é na verdade o logotipo da Fundação Dharma. O quê, você não viu isso?

Melhor trailer

  1. 300 - trailer - 43,92%
  2. Homem-Aranha 3 - teaser - 36,09%
  3. Superman - Trailer - 7,08%
  4. Grind house - 6,64%
  5. Borat - 6,28%

Uma das melhores histórias em quadrinhos de todos os tempos está prestes a ser transferida quadro a quadro para o cinema. E se a empolgação era grande quando voltamos da visita ao set de filmagens no Canadá (você lerá tudo sobre ela em alguns dias), ela só cresceu ao assistir este primeiro trailer. 300 tem um dos maiores números de frases destinadas a entrar para a história do cinema. Tem cozinheiro aqui que pula da cadeira e sai gritando This is SPAAAARTAAAA!!! Nem tanto, né? Nós não saímos por aí usando só cuecões de couro ;-)

Melhor pôster

  1. Homem-Aranha 3 - 66,31%
  2. O albergue II - 12,46%
  3. Grind house - 10,73%
  4. Nacho libre - 5,45%
  5. Black Snake Moan - 5,04%

Quando caiu na Internet o dito pôster, uma lagrimazinha se segurou firme no canto do olho. Era muito bom para ser verdade. A imagem mostrava tudo o que qualquer fã do Homem-Aranha queria ver. Era a prova final de que Sam Raimi tinha sido convencido a colocar o Amigo da Vizinhança cara a cara com Venom. Que venha o linguarudo!

(o)melhor do ano

  1. Vida inteligente na TV estadunidense, que tem séries cada vez melhores. - 41,14%
  2. A sensacional variedade de álbuns e séries em quadrinhos nas bancas. - 20,93%
  3. O ano do Super-Homem. - 20,36%
  4. O lançamento do Xbox 360 no Brasil, retomando o mercado nacional de videogames. - 11,30%
  5. O crescimento do mercado norte-americano de quadrinhos. - 6,26%

24 horas, Lost, C.S.I., A sete palmos, Família Soprano, Deadwood, House, My name is Earl... A lista de séries de TV imperdíveis só aumenta, e muitas vezes chega até a substituir a vontade de sair de casa para pegar um cinema. Quantas não foram as vezes em que alguém da Cozinha chegou para trabalhar feliz da vida porque passou o fim de semana inteiro na frente da TV matando uma temporada inteira desta ou daquela série? E pela maciça votação que este item teve, nós não somos os únicos! E podem continuar trazendo mais!

(o)meleca (o pior do ano)

  1. Xuxa Gêmeas - 45,91%
  2. O movimento EMO (e não adianta chorar) - 25,90%
  3. Lançamentos de DVDs sem-vergonha no mercado nacional (faltando extras, discos a menos, trailers que não dá para pular, etc, como Superman, Planeta dos Macacos). - 17,31%
  4. O preço do Xbox 360 no Brasil, retomando o mercado nacional de videogames. - 5,84%
  5. O atraso do site novo do Omelete - 5,04%

Chegou a hora de falar do pior do ano. E o assunto agora é sério. Quando a gente acha que conseguiu achar um concorrente à altura da Maria Meneghel ela vai lá e detona. Nem as chorumelas dos Emos ela perdoou. E cá estamos novamente no dilema: será que no fim deste ano devemos incluí-la na lista do Omeleca, ou seria melhor batizar o prêmio de Maria da Desgraça Omeleca Meneghel e dar a chance de outra porcaria mostrar a sua falta de valor?