2005 começou surpreendente! Ou será que deveríamos dizer que foi 2004 que deixou tudo de ponta cabeça?

O fato é que alguns dos candidatos que eram favoritos a ganhar o prêmio de melhor do ano passado foram deixados para trás. É o caso, por exemplo, do best seller O código Da Vinci, que, pela sua popularidade, nós imaginávamos que seria uma barbada. Foi assim também com a Noiva, que não ganhou na categoria de Melhor Heroína e com o Homem-Aranha, que não foi o Herói preferido dos Omelenautas e... até mesmo com a Xuxa, que perdeu seu posto de pior do ano!!!

Quer saber quem foram os vencedores? Continue lendo... e se surpreendendo! :-)

Filme nacional
6% Narradores de Javé
35% Nina
3% Peões / Entreatos
41% O Prisioneiro da Grade de Ferro
16% Redentor

Em 2004, o cinema brasileiro perdeu público em relação aos anos anteriores, mas isso não deve ser encarado apenas como um fato negativo. Tivemos no ano passado um crescente interesse por um gênero que até pouco tempo ficava restrito apenas a festivais, o documentário. Prova desta nova tendência foi a eleição de O Prisioneiro da Grade de Ferro como o melhor filme nacional.

Filme estrangeiro
7% Brilho eterno de uma mente sem lembrança
2% Diários de motocicleta
41% Encontros e desencontros
2% Homem-Aranha 2
47% Kill Bill Volumes I e II

Esta categoria causou uma enorme dor de cabeça na Cozinha, pois tínhamos de escolher apenas cinco concorrentes e, assim, alguns de nossos filmes preferidos acabaram ficando de fora. Por isso, esperávamos que a briga seria feia. E foi! Mas não do jeito que nós imaginamos. Kill Bill e Encontros e desencontros dominaram com larga vantagem em relação aos demais indicados, somando quase 90% dos votos. No final, utilizando a Five Point Palm Exploding Heart Technique, o filme dirigido por Quentin Tarantino levou a melhor.

Melhor herói
14% Bob Esponja Calça Quadrada - Bob Esponja (tv e cinema)
2% Erneste Che Guevara (Gael Garcia Bernal) - Diários de motocicleta (cinema, livro e história)
58% Harvey Pekar (Paul Giamatti) - Anti-herói americano (cinema, quadrinhos)
8% Homem-Aranha - Homem-Aranha 2 (cinema e quadrinhos)
18% Shrek - Shrek 2 (cinema)

Lá em cima, quando falávamos das surpresas da eleição deste ano, esta categoria e a próxima foram as causas principais dos nossos queixos caídos. Nós adoramos ver Harvey Pekar contando sua história em Anti-herói americano, mas nunca imaginamos que aquele sujeito normal teria chances contra o Cabeça de Teia, o Ogro verde da Dreamworks, o esponjoso Bob, ou aquele carinha de boina que estampa 9 em cada 10 camisetas vermelhas fabricadas no mundo. Mas ele conseguiu! E com MUITA folga! :-)

Melhor heroína
9% Jessica Jones - Marvel Max (quadrinhos)
24% Madame Souza - As bicicletas de Belleville (cinema)
16% A Noiva - Kill Bill (cinema)
12% Paikea - Encantadora de baleias (cinema)
40% Sandy - Bob Esponja (tv e cinema)

Aqui, a nossa única dúvida era qual seria a vantagem da Noiva sobre as outras concorrentes. Caímos feio do cavalo outra vez. Vinda do fundo do Oceano e usando uma roupa de astronauta, a esquilo Sandy, se mostrou na verdade um outro animal, a zebra! No segundo posto, a incansável Madame Souza mostrou que seu empenho ao lado do cão Bruno não foi em vão.

Melhor Vilão
50% Bill (David Carradine) - Kill Bill (cinema)
11% Elle Driver (Daryl Hannah) - Kill Bill (cinema)
6% George W. Bush - Fahrenheit 11 de setembro (cinema e realidade)
5% McDonald´s - Super Size Me (cinema e realidade)
28% Dr. Octopus (Alfred Molina) -  Homem-Aranha 2 (cinema e quadrinhos)

Esperamos que neste momento você já tenha visto os dois volumes de Kill Bill pelo menos uma vez. Só assim para entender porque a Noiva queria tanto matar o Bill, como já deixa bem claro o título da quarta aventura dirigida por Quentin Tarantino. Nem mesmo os oito membros do Dr. Octopus foram capazes de chegar perto da maldade do personagem interpretado por David Carradine, que logo na primeira cena dispara um tiro na cabeça de sua pupila preferida, papel feito por Uma Turman. É ou não é tudo o que um vilão precisa ter?

Melhor Programa de TV
11% 24 horas
3% Bob Esponja
7% C.S.I.s (Las Vegas, Miami e New York)
24% Dead like me
55% Scrubs

Com um senso de humor refinado, diversas situações non sense e muitas participações especiais, a série Scrubs conseguiu um apoio de mais de 50% dos Omelenautas e levou o título de Melhor Programa de TV de 2004. Nós, como fãs dos doutores J.D., Turk e da loirinha Elliot, só podemos dizer que eles são realmente o remédio ideal contra qualquer tipo de mau humor crônico :-)

Melhor Álbum
22% Babylon by Gus - Black Alien
22% Franz Ferdinand - Franz Ferdinand
20% Palookaville - Fatboy Slim
16% Smile - Brian Wilson
20% Speakerboxxx/The love bellow - Outkast

Tivemos um empate inédito na categoria de Melhor Álbum. Como nós costumamos copiar os grandes institutos de pesquisa e desconsiderar diferenças menores que 3 pontos percentuais, podemos dizer que quatro excelentes álbuns dividiram as atenções de nossos antenados Omelenautas. O mais interessante é notar que cada um tem um estilo bem diferente do outro. Os escoceses do Franz Ferdinand foram os "salvadores do rock de 2004", Black Alien surpreendeu com um disco cheio de ginga e atitude, o hip hop do Outkast fez todo mundo dançar ao som de "Hey ya" (seria este o hino do ano?) e Fatboy Slim voltou em grande estilo e também fez todo mundo dançar com o ótimo Palookaville. Sem dúvida foi um resultado justo.

Melhor livro
19% O Código Da Vinci - Dan Brown
2% Ensaio sobre a lucidez - José Saramago
49% O Estranho caso do cachorro morto - Mark Haddon
27% Hitchcock Truffaut - Entrevistas - François Truffaut/Helen Scott
2% A Vida de Pi - Yann Martel

Ele não só sabe de cor todas as capitais do mundo e os números primos até 7.507 como derrotou Hitchcock, Truffaut e Da Vinci. Esse é Christopher Boone, o protagonista de O Estranho caso do cachorro morto, primeiríssimo no ranking do Omelete. O genial livro do inglês Mark Haddon conquistou jovens, adultos e prêmios com a história de um menino cheio de manias no mínimo estranhas (ele sofre de um tipo de autismo) que resolve investigar o assassinato do cachorro de sua vizinha. Se você ainda não sabe quais as cores que Chris abomina, não pergunte a ninguém, apenas clique aqui e compre agora o seu exemplar.

Melhor gibi
10% 1602 - Neil Gaiman e Kubert e Isanove
16% Blues - Robert Crumb
61% Marvel Millennium
5% As Obras completas de Carl Barks
9% Osamu Tezuka - Toshio Ban & Tezuka Productions

O gibi com as melhores vendas da Panini Comics foi também o mais votado. Marvel Millennium, com as aventuras do universo Ultimate do Homem-Aranha, X-Men e Os Supremos teve a grande maioria dos votos dos omelenautas com 61%. Em segundo lugar, o mestre do underground Robert Crumb deixou para trás Neil Gaiman e seu 1602. No álbum Blues, a editora Conrad compila diversos trabalhos realizados por Crumb focalizando a música negra norte-americana.

Melhor DVD
23% Brilho eterno de uma mente sem lembrança
6% Eu, Robô
15% Monty Python - O sentido da vida - Ed. Especial
13% O Senhor dos anéis - O retorno do rei
43% Todo mundo quase morto

E aqui nós tivemos mais uma deliciosa surpresa. Todo mundo quase morto (Shaun of the dead), comédia inglesa que presta homenagem aos clássicos filmes de zumbis criados pelo mestre George Romero foi ignorada aqui no Brasil, sendo lançada diretamente no mercado de home vídeo e com pouquíssimo alarde, sem sequer uma campanhazinha de divulgação, mas foi considerado o melhor do ano pelos omelenautas. O DVD será lançado para vendas em abril... espere esta data para ver entrevistas exclusivas do Omelete, que viu hordas de zumbis idiotas andando pelas ruas de Londres e parou no Winchester para um pint de cerveja. :-)

Melhor box em DVD
42% 24 horas - temporada 2
9% Irmãos Marx
2% Seinfeld - temporadas 1, 2 e 3
24% Star Wars - Episódios IV, V e VI
23% Twin Peaks - temporada 1

As aventuras de Jack Bauer (Kiefer Sutherland) são legais de assistir na TV. Mas ficam melhores ainda no formato de DVD, que permite acompanhar as 24 horas sem ter que esperar uma longa e dolorosa semana para saber o que vai acontecer nos próximos 60 minutos. Vitória honrosa do policial que mudou a cara das telesséries na TV.

Melhor trailer
4% Batman Begins
52% Homem-Aranha 2
15% Kill Bill - Vol 2
3% Shrek 2
26% Sin City

Ok, ele pode não ter vencido como Melhor Filme, nem Melhor Herói, mas na categoria Melhor Trailer não teve para ninguém, o Aracnídeo chutou bundas com força e muito estilo. Mas também, quem é que resiste a uma lindíssima ruiva olhando com aquele lindo par de olhos para você e perguntando "você me ama, ou não?" e depois pedindo um beijo? Trata-se, realmente, um trailer destruidor... pelo menos de corações ;-)

Melhor pôster
40% Batman Begins
30% Bob Esponja
16% Fahrenheit 11 de setembro
9% Fantástica fábrica de chocolates
6% Sin city

A Warner Bros. ofereceu com exclusividade ao Omelete o pôster oficial de Batman Begins aqui no Brasil. Nós ficamos maravilhados com a imagem promocional, uma das melhores já desenvolvidas para o morcegão, levando em consideração todos os filmes. Nossos leitores concordaram e elegeram o pôster internacional do promissor longa metragem como o melhor do ano. Em segundo lugar ficou o também excelente pôster do Bob Esponja, no qual podemos ver mais as suas calças quadradas do que o próprio personagem. :-D

(o)melhor do ano
25% A volta de Quentin Tarantino
15% Enfim, os esperados boxes de Seinfeld, Twin Peaks e a trilogia clássica de Star Wars
19% Reaquecimento da existência de shows internacionais no Brasil
33% O ano em que os documentários mostraram sua força, principalmente com Fahrenheit 11 de setembro, que ultrapassou os 100 milhões de dólares nos EUA
8% O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei ganhando tudo no Oscar 2004

E finalmente chegamos ao prêmio para o que rolou de melhor em 2004. E mais uma vez houve uma surpresa. O favorito, segundo nossa pesquisa de boca-de-urna, era a volta de Tarantino, com seu Kill Bill. Mas, confirmando a eleição de O Prisioneiro da Grade de Ferro como Melhor filme nacional, os documentários provaram mais uma vez que este foi o seu ano! E não foram mesmo poucos os ótimos documentários que vimos em 2004. A lista vai do sempre polêmico Michael Moore, passando pelo doente Morgan Spurlock e seu Super Size Me e continua com Sob a névoa da Guerra, Na captura dos Friedmans, Motoboy - Vida Loca chegando até os recém-lançados Entreatos e Peões... teve mais, quer? Clique aqui e confira.

(o)meleca (o pior do ano)
4% Não lançamento do filme do  Justiceiro no Brasil. Impossível que este filme seja pior que Anaconda 2, que a mesma distribuidora colocou em cartaz
49% Reeleição de George W. Bush nos EUA
7% Halle Berry por ter feito Na companhia do medo e Mulher-gato
28% Separação das temporadas de CSI em três volumes em DVD, o que torna a três vezes mais cara que qualquer outra série
12% Xuxa e o tesouro da cidade perdida

Por último, mas não menos importante, chegamos ao grudento, nojento, fétido e putrefato prêmio conhecido como Omeleca, que mostra o que mais deixou os nossos Omelenenautas de mau humor. Nos quatro anos de existência da eleição, a Rainha dos Baixinhos (e do cinema tosco) dominou tranqüila e se tornou a única tetracampeã, fato que deveria forçá-la a melhorar a qualidade de seus filmes... mas não, pelo que vimos este ano em Xuxa e o tesouro da cidade perdida, nada mudou. Nada mesmo... nem aqui, nem nos Estados Unidos, onde George W. Bush foi reeleito, para o desespero de 49% dos nossos leitores e do mundo! :-(