Uma das coisas mais divertidas para se fazer quando você já conhece bem um jogo é experimentar jogá-lo de uma forma totalmente diferente. É essa a ideia por trás de Contenda Heróica, o novo modo multiplayer anunciado pela Blizzard Entertainment para Heroes of the Storm. Com ele, todas as regras são jogadas fora e, através de modificadores, quase tudo é possível.

None

Uma nova Contenda será lançado toda semana para o jogo, sempre trazendo alguma novidade e um novo tipo de jogatina. Entre os anunciados pela Blizzard estão "Hammer Time," onde todos os jogadores jogam com o Sgt. Hammer com propulsores carregados a todos os tempos. Aqui, os cores são invulneráveis, então conquistar as torres é a forma de ganhar.

Já em "Lost Cavern", temos um mapa comum, mas com apenas uma lane. Em outras palavras, o inimgio está na sua cara o tempo todo. "Arena do Algoz", por sua vez, é um modo onde para ganhar é preciso matar os adversários e Algozes. O primeiro time a chegar em 1000 pontos ganha.

Essas são apenas algumas das ideias da Blizzard para o modo. Para entender mais sobre ele, conversamos exclusivamente com John Deshazer, desígner líder do MOBA, e ele nos contou mais algumas ideias que a desenvolvedora tem preparadas.

:::

Qual seu objetivo com Contenda Heróica. O que vocês querem adicionar com esse modo?

Eu acho que um dos objeitvos principais é trazer um modo muito divertido para todos os tipos de jogadores - do casual ao hardcore - e algo que possa ser jogado se eles só tiverem um curto período de tempo. Eles podem entrar em Heroes of the Storm, se divertir com umas regras malucas e ter uma experiência única.

Nós queremos trazer uma nova ideia para Heroes of the Storm toda semana, então vamos trazer um Contenda Heróica diferente toda semana, e toda Contenda deve ter uma mecânica única para que os jogadores tenham uma experiência única com os heróis pelos quais eles já se apaixonaram. Queremos oferecer uma pegada nova. E honestamente, de vez em quando, no fim do dia, quando você está cansado e quer só apertar umas teclas e matar umas coisas, é aí que Heroes Brawl se encaixa. São experiências curtas de 5 a 10 minutos e todo mundo está se divertindo. Não da pra levar muito a sério.

Para você, como desenvolvedor, foi divertido poder brincar com esse modo?

Ah, esse é um daqueles trabalhos dos sonhos. Você pode experimentar com ideias divertidas e malucas. E já que é algo que só vai existir por uma semana - talvez um dia a gente traga uma Contenda de volta se for muito popular - podemos brincar com ideias que são exageradas. Certas vezes traremos algo de volta, certas vezes vamos deixá-la pra lá. Então nós acabamos nos sentido como modders experimentando e permitindo que os jogadores vejam como gostamos de desenvolver uma estrutura livre de forma. 

A realidade é que quando tomamos decisões em Heroes of the Storm precisamos pensar no produto todo, como isso vai impactar o jogo, como vai impactar eSports, e olhar pra muita coisa. Com Contenda Heróica nós podemos nos soltar e criar ideias doidas, polindo elas aqui e ali pra garantir que possam ser jogadas por todos. Mas no fim do dia, o modo nos deixa brincar com tudo. 

E a outra coisa é que quando lançarmos isso para o público, eu espero ver um monte de ideias loucas da comunidade e quem sabe nós podemos transformá-las em realidade.

Eu acho que sempre olhamos pra Heroes como um MOBA que recebe bem novos jogadores. Você acha que com Heroes Brawl, por ser tão leve e divertido, veremos mais pessoas tentando jogar o jogo e investindo mais por conta do modo?

Obviamente isso seria uma grande vitória pra nós. Não há nada de errado em criar algo que faça os jogadores quererem logar e jogar cada vez mais. Com isso, nós vamos estar lançando mais conteúdo regularmente. Vamos lançar uma nova Contenda toda semana, então com sorte eles vão continuar interagindo conosco. E obviamente quando você lança um novo modo para um jogo, com sorte é algo que fará os jogadores animados para entrar e jogar. 

None

Eu concordo que esses são objetivos que temos para este modo. E eu também acho que essa talvez seja uma boa forma de entrar em Heroes of the Storm para alguém que ache MOBAs complicados, porque na Contenda eles testam os poderes dos heróis, jogam com heróis que eles nem tem - porque a seleção de heróis não depende no que você tem, oferecemos o que queremos - então te dá a oportunidade de testar novos heróis e ver como eles interagem com outros heróis. O modo pode não estar relacionado diretamente ao jogo, mas serve como degraus para te introduzir produto completo de uma forma casual.

É difícil encontrar o equilibrio entre manter algumas mecânicas básicas do jogo, para que ele continue o mesmo jogo, e adicionar essas ideias malucas?

Eu diria que sim. Tem horas que tentamos uma ideia e talvez ela tenha ido longe demais, enloquecido demais, e colocamos ela na gaveta. Eu vou te dar um exemplo. Em "Ghost Protocol", um dos novos modos que teremos, nós pegamos um mapa, "Towers of Doom", e colocamos 5 x 5 com cinco Novas de cada lado. Então você tem cinco heróis de stealth em cada lado, e uma das regras loucas aqui é que todos podem matar os inimigos com apenas um tiro de sniper. Ao fazer isso, você tem uma experiência intensa onde ninguém pode ficar muito atrás, já que você mata com um tiro. Então por mais que haja valor em pegar novos talentos, o campo de batalha se mantém equilibrado durante toda a partida.

E em cima disso, colocamos uma regra no mapa onde quando você mata um inimigo, um tiro vai ser atirado da sua quadra para a quadra inimiga, causando dano no mapa, então vira uma experiência rápida e furiosa. Então o que queremos fazer não é simplesmente quebrar as regras, mas pegar as regras que já estão lá e modificar elas o suficiente para criar algo novo, mantendo a identidade.

Ótimo, parece divertido. Obrigado pelo papo!

Obrigado!

:::

Contenda Heróica entra em teste público através do PTR da Battle.net no dia 10 de outubro. Seu lançamento ainda não tem um dia certo, mas será na semana no dia 17 de outubro. Você pode conferir mais detalhes no site oficial da Blizzard.