As firmas de análise de mercado Gartner e IDC revelaram que, pela primeira vez em 6 anos, o as vendas no mercado de PCs aumentaram no último trimestre.

Dados da IDC indicam que, no segundo trimestre de 2018, as vendas de PC cresceram 2,7%, enquanto a Gartner indica um aumento de 1,4% nas vendas neste mesmo período.

É importante notar que a IDC considera Chromebooks como PCs e exclui tablets com sistema operacional Windows, enquanto a Gartner desconsidera Chromebooks, mas inclui tablets de Windows na categoria.

De qualquer forma, é possível ver que Chromebooks tem ajudado no crescimento do setor, mas a procura por PCs Windows e Macs também tem aumentado, segundo a Gartner.

Segundo analistas, o crescimento nas vendas de PCs deve-se principalmente ao setor de negócios, que passa por um período de atualização de equipamento.

“O crescimento de vendas de PC no segundo trimestre de 2018 foi conduzido pela demanda no mercado de negócios, que foi compensado pela queda de vendas no mercado consumidor”, disse Mikako Kitagawa, da Gartner. “No setor de negócios, o ritmo de PCs vai enfraquecer em dois anos, quando o pico de trocas para Windows 10 acabar.”

“Embora PCs tradicionais não sejam o dispositivo central para muitos cenários de uso, o mercado continua a mostrar pontos de resistência enquanto a experiência de uso evolve e melhora”, reforçou Jay Chou, da IDC. “Até certos tipos de desktop estão vendo crescimento no meio deste ciclo de renovação no mercado de negócios.”

As principais empresas beneficiadas por este crescimento são a HP, Lenovo, Dell, Apple e Acer.