Após meses de antecipação e rumores, a Qualcomm finalmente anunciou nesta terça-feira (05) o processador Snapdragon 845, nova plataforma móvel de topo de linha da fabricante.

Ainda sem detalhes técnicos revelados, o processador será o sucessor do atual Snapdragon 835, primeiro modelo da companhia a adotar a tecnologia de 10 nm e que já está presente em mais de 120 dispositivo em desenvolvimento ou em produção atualmente.

O processador promete focar em seis áreas principais: câmeras, imersão em realidade virtual e aumentada, inteligência articifical, segurança, conectividade em velocidades Gigabit e eficiência energética.

O chip deve ainda abrir as portas para uma nova geração de notebooks baseados no Windows 10, que prometem estar sempre conectados, de forma similar a como usamos smartphones modernos - sem tempo de hibernação ou boot.

Ainda sem dispositivos confirmados embarcando o sistema, a chinesa Xiaomi já antecipou, durante a Snapdragon Tech Summit, que seu próximo flagship adotará o novo chip da Qualcomm.

Também presente no evento, a Samsung reafirmou sua parceria com a fabricante norte-americana de hardware, fortalecendo os rumores de que os próximos Galaxy S9 e S9+ também deverão embarcar o Snapdragon 845.