A Nvidia fornecerá a tecnologia por trás do A8, o próximo carro da montadora Audi que trará capacidades de direção autônoma para situações de tráfego intenso.

A empresa anunciou que fará parte do projeto logo após o anúncio oficial do carro, fornecendo seis processadores para suportar o sistema autônomo do veículo e também o sistema de entretenimento de bordo.

O A8 deverá ser o primeiro veículo com a chamada autonomia de nível 3 do mercado, o que significa que os motoristas não precisarão guiar o carro durante trajetos em velocidades abaixo de 60 km/h. Uma das principais aplicações do sistema será permitir que o carro se dirija sozinho em situações de tráfego intenso, por exemplo.

O nível de autonomia vai além do presente atualmente em carros como os da Tesla, nos quais o piloto automático é considerado "semi-autônomo" e ainda exige que o motorista esteja o tempo todo em alerta para reassumir o volante a qualquer momento.

O sistema que será fornecido pela Nvidia funcionará como uma central de coleta e processamento de dados dos múltiplos sensores do veículo, criando uma “imagem” da via em que o carro está para que ele se guie de forma autônoma. Apelidado de zFAS, o sistema processará cerca de 2,5 bilhões de informações por segundo.