Henrique de Moraes Holschuh, desenvolvedor do sistema Debian, detectou uma falha no funcionamento na tecnologia Hyper-Threading (HT) dos processadores Intel que pode causar travamentos de sistema e aplicações, além de corrupção e perda de dados em sistemas equipados com alguns chips da fabricante.

A falha atinge os processadores Intel Core de sexta e sétima geração – conhecidos pelos codinomes Skylake e Kaby Lake –, além de chips para servidores XeonV5 e Xeon V6 e de alguns processadores Pentium. 

Segundo Holschuh, a falha é ocasionada por um problema do processador na hora de lidar com instruções e acontece quando dois núcleos lógicos estão ativos no mesmo núcleo físico. Apesar de ter sido revelada por um desenvolvedor Linux, a falha pode atingir todos os sistemas operacionais. 

A boa notícia é que o problema só se mostra em condições específicas que dificilmente vão afetar consumidores domésticos.

Para quem estiver sofrendo com engasgos do sistema, no entanto, desabilitar a função Hyper-Threading através da BIOS/UEFI também resolverá o problema. Como os primeiros chips que podem ser afetados foram lançados em setembro de 2015, usuários que possuem máquinas mais antigas não precisam se preocupar com a falha.

Ao site ZDNet, engenheiros da Dell e da Intel confirmaram a existência da falha e indicam que a fabricante e parceiros já estão trabalhando em uma atualização que corrigirá o problema.