Dispositivos móveis podem, em breve, ganhar um pouco mais de espaço interno com um novo componente anunciado pela ARM.

Apelidado de iSIM, o componente integra o cartão SIM no mesmo chip do processador, ocupando apenas uma "fração de milímetro quadrado" – enquanto cartões Nano SIMs tradicionais ocupam 12,3 mm x 8,8 mm, sem contar o hardware que contém o componente.

Além de menor, o iSIM promete ser consideravelmente mais barato pelo componente, estimado em "centavos". A ideia é que o componente seja utiliza em dispositivos da Internet das Coisas (IoT), que exigem conexão celular constante, mas precisam ocupar um espaço reduzido.

Na nossa mudança para um mundo de bilhões de dispositivos conectados em cidades inteligentes, ambientes rurais conectados e indústrias transformadas digitalmente, muitos desses dispositivos se beneficiarão da conectividade celular, mas fisicamente, as mudanças de SIM não são escaláveis ​​ou até mesmo possíveis”, afirma a empresa.

A expectativa da ARM, no entanto, é que os iSIM sejam aceitos também por operadoras de telecomunicações e já enviou seus designs para parceiros e fabricantes, o que deve significar que os primeiros modelos estarão disponíveis até o final do ano.