Em entrevista ao jornal japonês Nikkei (via VG247), o CEO da KonamiHideki Hayakawa, afirmou que, apesar de declarações recentes à imprensa nipônica sobre uma mudança de foco da empresa em favor do desenvolvimento de jogos para celular, os consoles não serão esquecidos.

None

"Ouvimos muito sobre o termo 'mobile primeiro', mas quero especificar que a ideia da Konami de colocar dispositivos móveis à frente não quer dizer que focaremos apenas nessas plataformas", afirmou o executivo. "Queremos construir um portfólio significativo de títulos para consoles, arcades e cartas para cada uma de nossas propriedades intelectuais, ao mesmo tempo que fazemos o melhor uso possível dos dispositivos móveis que acompanham nossos consumidores em seu dia a dia."

Hayakawa também falou sobre a reestruturação da Konami, mas não menciona o futuro de Hideo Kojima, cujo futuro dentro da empresa após o lançamento de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain é incerto. O executivo apenas diz que os principais game designers da empresa (como Kojima) não têm mais funções de gerência. "Até agora, nossos criadores precisavam desenvolver os jogos, mas também tinham muitas responsabilidades de gerenciamento. Isso pode ser útil quando um estúdio se concentra em apenas um tipo de produto, mas descobrimos que uma mudança brusca de mercado pode deixar essa especialização inútil, e deixar o estúdio incapaz de competir no mercado", afirmou.

"Enfrentamos dificuldades com as mudanças de mercado em áreas como licenciamento e expansão de propriedades intelectuais fora dos games, e também em como levar essas franquias dos consoles para os celulares. Baseado nessas lições, mudamos nossa estrutura para ter uma equipe focada apenas nesse gerenciamento estratégico, para depois executar esses planos junto à equipe criativa".

Em outro comunicado divulgado à imprensa de games americana nesta sexta-feira (29), a Konami diz que Kojima e sua equipe estão "trabalhando duro" nessa nova estrutura empresarial.

Metal Gear Solid V: Phantom Pain, o próximo grande título para consoles da Konami, chega às lojas em 1º de setembro.