Guillermo del Toro é um dos grandes mestres do cinema na atualidade e foi reconhecido como tal no Oscar 2018, no qual levou a premiação de Melhor Diretor por A Forma D’Água - que, por sua vez, também recebeu o prêmio de Melhor Filme. Enquanto a premiação foi a coroação de sua carreira no cinema, o mexicano tentou fazer seu nome nos games, e nunca conseguiu.

Del Toro sempre foi um grande fã de games - em uma entrevista à revista EDGE, em 2008, o diretor afirmou que o meio “é uma grande ferramenta para contar histórias” e que “os cineastas deveriam abraçá-la, em vez de rejeitá-la”. Entretanto, quando chegou a sua vez de criar um jogo original, seus projetos nunca chegaram a ver a luz do dia, em decorrência de diversos problemas e, sejamos francos, muito azar.

Conhecido pelo terror de fantasia, Del Toro tentou fazer sua estreia nos games no mesmo gênero com Insane, um título desenvolvido pela Volition (de Saints Row) e publicado pela THQ. O título foi anunciado em 2010, no Spike Video Game Awards - o antecessor do The Game Awards. De acordo com o cineasta, mostraria um mundo no qual “cada ação faz o jogador questionar seu próprio senso de moralidade”.

O título seria o primeiro de uma trilogia e tinha lançamento marcado para 2013, mas no meio do caminho, a THQ, responsável por financiar o projeto, abriu processo de falência e acabou enterrando os sonhos do cineasta mexicano de lançar seu próprio game. Nada foi mostrado ao mundo além do primeiro teaser, de apenas 30 segundos e nenhuma cena de gameplay.

Del Toro, entretanto, não desistiu, e firmou parceria com seu amigo de longa data Hideo Kojima para a criação de Silent Hills, um novo game da franquia Silent Hill. Anunciado em 2014 com o teaser jogável P.T., o projeto foi recebido com extremo entusiasmo pelos fãs, especialmente por seu aterrorizante design (todo o teaser se passa em um corredor) em uma perspectiva em primeira pessoa.

Depois de quase um ano sem notícias sobre o jogo, vieram a tona os problemas entre a Konami, que publicaria o game, e Hideo Kojima, seu mais célebre diretor. As coisas começaram a ficar estranhas no início de 2015, quando fãs notaram que a empresa passou a retirar o nome de Kojima de diversos produtos relacionados ao vindouro Metal Gear Solid V: The Phantom Pain.

P.T. Silent Hills

P.T. foi o teaser de Silent Hills, colaboração entre Del Toro e Hideo Kojima

Konami/Divulgação

Apenas isso já deixou os fãs apreensivos com o futuro de Silent Hills, e o pior aconteceu. Inadvertidamente, foi o próprio Del Toro quem divulgou para o mundo que o projeto não estava mais em produção, durante um festival de cinema. Pouco tempo depois, a Konami acabou oficializando o cancelamento do game.

Os problemas de Del Toro com desenvolvedoras e publicadoras de jogos deixaram o cineasta traumatizado, a ponto de, em agosto daquele ano, ele declarar que nunca mais se envolveria com o desenvolvimento de games.

"Eu provei que sou a ovelha negra dos games. Me juntei à THQ, e a THQ faliu. Eu me juntei ao Kojima, e ele deixou a Konami. Para não destruir a vida de mais ninguém, decidi que não vou mais me envolver com games. Se eu trabalhar com alguém dessa área, é capaz da casa dela explodir ou algo do tipo", brincou o desenvolvedor, em entrevista ao ShackNews.

Entretanto, o amor de Del Toro pelo meio segue vivo, e a parceria com Kojima também. O cineasta prometeu que trabalharia novamente com o criador de Metal Gear e cumpriu: ele dá vida a um dos personagens de Death Stranding, novo jogo do game designer japonês em desenvolvimento para PlayStation 4.

Death Stranding

Del Toro é um dos personagens de Death Stranding

Sony/Kojima Productions/Divulgação

Ambos são muito amigos - nas redes sociais de Kojima, é comum vê-lo ao lado do cineasta mexicano. Para celebrar a vitória de Del Toro no Oscar, Kojima até publicou uma nova imagem do personagem, ao lado das quatro estatuetas conquistadas por A Forma D’Água.