De uns tempos pra cá, a Ubisoft permitiu que alguns dos seus estúdios produzissem jogos menores. Através disso, ganhamos coisas como o excelente Child of Light, o emocionante Valiant Hearts e o divertido Grow Home, que foi o primeiro dos três a ganhar uma continuação. É aí que entra Grow Up, jogo que segue as mecânicas do original, mas com algumas mudanças na fórmula. O resultado é uma experiência divertida, mas que talvez não tenha sido dosada da forma certa.

Em Grow Home, nosso amigo robô BUD tinha que fazer uma árvore crescer até 2 mil metros de altitude para alcançar sua nave, onde está MOM, computador-mãe que o guia na exploração espacial. Aqui, a nave é destruída ao bater em asteróides. Como resultado, MOM está presa na lua e BUD em um planeta que, felizmente, tem uma enorme variedade de plantas e árvores para ele usar em sua busca pelas peças da aeronave que se espalharam pela superfície. O objetivo do jogo é mais ou menos o mesmo, mas há algumas mudanças no caminho até chegar lá.

A principal diferença em termos de dinâmica é que Grow Up tem um ênfase muito maior na exploração. Grow Home não era exatamente linear, mas a área pela qual o jogador caminhava era muito menor. Aqui, você pode rodar pelo planeta - que é bem pequeno, mas é um planeta - inteiro, subindo em diferentes árvores, encontrando cavernas, ilhas flutuantes e outras coisas do tipo. Essa mudança traz, ao mesmo tempo, um benefício e um prejuízo para o jogo. 

Por um lado, explorar e escalar é a carne que segura os ossos de Grow Up, e o "mundo aberto" presente aqui intensifica isso. Você pode rodar pelo planeta todo procurando os 150 cristais que dão mais energia ao robô - o que é, na minha opinião, a atividade mais legal do jogo - e, claro, continuar a busca pelas peças da nave, e fazer isso tudo no seu rítmo. Se quiser ignorar a história, se é que podemos chamar assim, e simplesmente ver o que tem em cada cantinho do planeta, vá fundo. A desenvolvedora Ubisoft Reflections não vai te impedir. 

Por outro lado, Grow Up não é exatamente o jogo mais delicioso de se controlar. BUD é, propositalmente, desequilibrado e desajeitado. Isso tudo, claro, adiciona um toque de humor muito bem-vindo que é intensificado pelas animações engraçadas e o trabalho de áudio cômico da Reflections. Entretanto, isso também significa que Grow Up não é um prazer mecânico que você quer ter por muito tempo. 

Grow Home podia ser zerado em duas horas, já Grow Up aumenta um pouco essa contagem e isso acaba sendo um pequeno problema. Foi um risco que os desenvolvedores tomaram. Eles trocaram o foco pelo escopo, e isso tanto ajudou, quanto prejudicou o resultado final.

No geral, parece que todas as adições positivas de Grow Up são contra-balanceadas por algo que não precisava estar no jogo. Há mais gadgets do que no original, e BUD agora tem a habilidade de escanear plantas - algumas podem ser usadas como catapultas ou trampolins - e plantar sementes que crescem instantaneamente onde estiver. Isso abre possibilidades interessantes de gameplay e torna a escalada mais dinâmica e interessante.

Em contrapartida, o modo de desafios incluso aqui não faz o menor sentido. A mecânica de Grow Up é ótima para humor e funciona na vertical, mas para completar percursos que tem um tempo limite? Não tanto. Essa é a única hora em que o jogo se torna frustrante. Estes objetivos secundários são opcionais, mas sua presença é totalmente desnecessária. 

No fim das contas, o saldo de Grow Up ainda é positivo. Os problemas existem, mas para cada um há duas coisas legais. BUD, MOM - e o novo personagem, POD - são divertidos e carismáticos. Os gráficos trazem um clima agradável - aliás, este é um jogo perfeito para sentar, relaxar e ouvir um podcast enquanto joga - e as animações são uma ótima avenida para humor. Escalar ainda é divertido, exceto quando temos um timer na cabeça. 

Grow Up não será a mesma joia escondia que Grow Home foi, mas ele mostra o desejo e a capacidade de avanço da Reflections, e isso é algo louvável.

Grow Up está disponível para PlayStation 4Xbox One e PC (Steam). O game foi testado em um PlayStation 4. Clique no nome das plataformas para ver seu preço em suas versões digitais.

Nota do crítico